sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lugares Fantásticos & Inusitados II : Locais Fantasmas

Eu já escrevi sobre este tema uma vez aqui no blog ( este é o link http://falandoderpg.blogspot.com/2010/01/lugares-fantasticos-inusitados.html)  e agora o trago novamente para falar sobre a idéia de diversificar cenários de aventuras sem precisar trocar toda a ambientação e assim perder a campanha e os personagens que o grupo de jogo demorou algum tempo para montar.

Dessa maneira comecei a refletir em algum outro lugar que possa proporcionar as mais diversas experiências assim como o mundo dos sonhos, daí venho a mim a idéia de locais fantasmas.

Locais fantasmas seriam lugares que só apareceriam no mundo em determinados contextos, tais contextos podem ser desde um determinado horário da noite até um dia específico de uma estação do ano, neste local a realidade não seguiria a mesma linearidade que a realidade do mundo habitual significando a existência de leias físicas caóticas e também de uma temporalidade diferente.

Tais atributos assemelham-se com o que pode ser encontrado em um plano, contudo não necessariamente um local desse é um plano particular, afinal as características atípicas podem ter explicações mágicas (principalmente referente às leis da física) ou simplesmente psicológicas (uma ótima explicação para idéia do tempo).

Em relação aos antagonistas os locais fantasmas podem trazer a oportunidade do mestre experimentar criaturas que não estavam necessariamente inseridas na campanha do grupo, além disso, o mestre pode ousar criando suas próprias criaturas e as apresentado de uma maneira que os jogadores dêem um destaque merecido a estas.

Outra possibilidade é a oportunidade de criar um grande vilão com esta pequena história paralela, talvez um ser do Local Fantasma saísse desse lugar enquanto os personagens foram tragados para dentro e agora é missão dos personagens derrota-la antes que mais estragos sejam maiores.

O tema também pode variar quando usamos lugares inusitados para as nossas aventuras, se sua campanha é mais aventuresca, talvez não seja nada mal colocar os personagens em uma aventura que traga um clima de sobrevivência ou até mesmo de terror.

Locais fantasmas abrem um leque de diversas possibilidades para inúmeras aventuras, ou até mesmo um arco de histórias que se apresentem como uma pequena campanha totalmente diferente do tema usual do grupo e que ao mesmo tempo não descontinua a história principal.

Para finalizar fica a cargo do mestre a volta dos personagens dos jogadores para o mundo habitual, esta por sua vez pode ser uma grande missão para a procura de um objeto que sirva como chave, um resgate de alguém ou até pode ser dada de maneira natural se os personagens estiverem no local certo quando as circunstancias que os lhes trouxeram para o Local Fantasma se manifestarem e propiciarem a volta.A seguir uma lista de locais fantasmas



• Um casarão abandonado que só aparece em noites de lua cheia

• Um jardim secreto visto apenas em crepúsculos de primavera

• Uma mina que só aparece no dia 25 do quarto mês

• Um oásis que só é visto uma semana antes a única chuva do deserto.