terça-feira, 22 de novembro de 2011

Construindo e Usando O Renome de Personagens Parte 2

Olá senhores e senhoras! Hoje  voltemos a falar de Renome, entretanto deixando um pouco de lado os pontos abordados no último artigo e desenvolvento outras formas que o renome pode ser construído, trabalharemos nesta humilde reflexão no seguintes pontos: Herança, morte e ressurreição de personagens. Então vamos lá?


Quando um personagem se descobre herdeiro


Dinheiro sempre traz fama, assim como status também, e quando estas duas coisa se combinam muitas aventuras e enrascadas podem acontecer, principalmente quando você não está consciente desses elementos, o que pode temperar de uma maneira cômica ou bem tensa uma campanha.
Ao contrário do que foi falado no primeiro ponto, não estamos preocupados com personagens conscientes de sua nobreza,mas sim com aqueles que em um dado momento descobrem-se como celebridades, fama essa advinda de uma herança, que pode ou não ser agradável, destinada ao jogador.
Acho que neste aspecto o mais importante é a interpretação do como lidar com toda essa confusão, dessa maneira acredito que o papel do jogador é tentar demonstrar a evolução psicológica do seu personagem diante de um fato surpreendente, que pode ser bem vantajoso ou assustador.
Ao mestre resta explorar exaustivamente essa condição como ferramenta de enriquecimento a campanha, perguntando-se de que maneira um renome construído por uma inusitada herança pode abalar ou ajudar o grupo, impedindo-o de seguir ou ajudando-o na resolução da trama principal.



A morte é  sinônimo de esquecimento?


O segundo ponto que eu quero tratar é sobre mortes de personagens e a construção do renome através dela, como primeira coisa a fazer nesta segunda parte vamos responder a pergunta do subtítulo com um grande e expressivo NÃO. Então o que de fato deve representar a morte de um personagem? Deve representar a construção de uma lenda, ou seja, de uma grande história que deve ser lembrada até nos confins das terras.
Dessa maneira, senhores narradores e narradoras, façam dos jogadores, que perderam seus personagens, felizes e deem a devida relevância a todas as atitudes do herói que foi morto colocando-o no lugar que a ele pertence, como grande responsável pela continuidade do grupo.


Vale lembrar que o parágrafo acima implicitamente leva em consideração mortes heroicas e nada de loucuras e imprudências, resumindo um herói é inesquecível, mas um aventureiro que se passa de invencível no máximo será lembrado como um péssimo exemplo, por isso senhores e senhoras, cuidado com os atos de seus personagens ok?



Ressurreições um retorno triunfal


Por ultimo ponto trataremos da volta dos mortos, uma ferramenta bem interessante que pode trazer um grande "boom" para a campanha e torna-la maravilhosa, entretanto deve ser usada com moderação, pois se assim não for logo perderá a graça e se tornará  instrumento para metajogo do tipo "  relaxa todo mundo que morre ressuscita' ou " olha vou fazer tal coisa meu personagem morre, mas daqui a algum tempo ele revive".
Mas, voltando um pouco ao eixo principal dessa conversa eu acho humildemente, que está nesse ultimo ponto uma das formas mais fantásticas de construir o renome de forma espetacular, digo isto graças ao elemento surpresa que uma volta dos mortos tem e de como isso pode afetar a campanha, mas também pela repercussão que pode haver em todo o cenário, se o personagem for poderoso e representar uma esperança, ou quem sabe até a total perdição, ou  se por ventura uma ressurreição nunca tenha acontecido no cenário jogado. Haverá de qualquer forma uma mudança na trama e teoricamente tal personagem será sempre lembrado e talvez dividirá até a história, para deixar dois exemplos bem fortes do que foi tratado podemos citar Gandalf, que volta como o Branco e por isso ganha um novo status, além de ser crucial para o derradeiro combate, outro que podemos citar é Jesus, este dividiu a história e é o centro da religião predominante no Ocidente.


Encerrando a discussão


Como se viu  muitas são as formas que se pode lidar com o renome e sua construção ,entretanto com palavra final gostaria de dizer que existem muitas mais, que não foram lembradas por mim, então se vocês senhores e senhoras quiserem enriquecer esse post comentários serão bem vindos, no fim das contas fica uma dica bem geral, renome e fama de personagens, seja ele vivo ou não, nobre ou não, se dará sempre através da interpretação e do lembrar que jogadores e narradores devem sempre exercitar.


Obrigado e até breve.