terça-feira, 15 de maio de 2012

Heróis Contra Heróis

Olá pessoas! Estou aqui para conversar sobre um assunto que eu acho bem complicado, mas que pode trazer um tom de dramaticidade para a história, trata-se do conflito entre heróis, algo bastante comum entre supers, porém que pode ser expandido para outros gêneros como o de fantasia medieval.
Para mim o que há de mais interessante nestas histórias é a tensão que elas causam, "como se vai se resolver a situação?" é a pergunta que sempre passa na minha cabeça, e é a pergunta que ao meu ver deve passar na cabeça dos jogadores ao se depararem com essa situação, que pode ser vivida de duas formas.
A primeira forma de ser vivida é colocar o grupo contra Pdms que são heróis, fazer com que os dois grupos lutem e que uma tensão seja gerada poderá abrir margens para grandes aventuras depois desse arco de histórias ou até dentro do arco. Talvez os personagens desconfiem de estarem sendo manipulados e decidam investigar esta hipótese, ou quem sabe eles se  enfrentem até a morte  e depois do fatal destino eles descubram que seus inimigos eram também heróis, neste caso, a pergunta é como conviver com a culpa? Tal tema seria uma boa forma de começar um novo arco de histórias.
O segundo requer mais um pouco de maturidade dos jogadores, pois trata-se do conflito entre personagens dentro do grupo, e tudo que foi falado se aplica também nesta segunda forma, mas não apenas, pois podemos ainda explorar a confiança do grupo ou desconfiança de um para com o outro, a liderança e também a própria atuação dos personagens como grupo em horas de perigo, como podemos ver as oportunidades são incríveis e extremamente interessantes se bem colocadas.
Este tema pode ser um grande ingrediente se você estiver jogando em uma aventura com um clima mais "dark", pois a desconfiança entre os personagens de um mesmo grupo pode desencadear um conjunto de intrigas e traições, o que podem levar a consequências irreparáveis no mundo da campanha.
Acho ainda válido investir nessa possibilidade pelo enriquecimento que ela pode trazer a campanha, pois ela pode servir de gancho para a revelação de segredos ( causadores das brigas), para discussões morais e também desenvolvimento das próprias características dos personagens, bem como, o surgimento de novos vilões. 
Por último deixo a seguinte dica: Se for para jogar heróis contra heróis que o motivo seja relevante e não banal. Talvez para que a cidade de um dos grupos seja salva é necessário que eles consigam um raro artefato que outro grupo também está atrás, ou talvez um personagem resolva atacar outro personagem do grupo por que descobriu que o seu terrível segredo foi ter entregue um família para os vendedores de escravos, família esta que por coincidência é a família do primeiro personagem.
Enfim, o que é necessário sempre ter em mente é que um conflito entre heróis deve sempre marcar a campanha, pois deve ser um momento memorável e divisor de águas, uma situação capaz de algum modo torna toda a história diferente.