segunda-feira, 4 de novembro de 2013

11 Mandamentos do Mestre de RPG

Olá pessoal! Depois de algum tempo com o blog pegando pó, estou de volta e hoje trago um post bem rapidinho do tipo lista. Espero que vocês gostem e não deixem de comentar.

11 MANDAMENTOS DO MESTRE DE RPG.
  • Tenha Sempre em mente: Você não está jogando contra os jogadores, você está jogando com os jogadores
  • O RPG é um jogo de contar histórias coletivamente. Dê espaço para seus jogadores, os personagens deles são os heróis. Se quiser contar uma história sozinho, escreva um livro.
  • Lembre-se: Nenhuma regra deve atrapalhar seu jogo. Você é maior do que qualquer regra. Se um jogo diz o contrário, abandone-o
  • Prepare o essencial para seu jogo, seja prevenido. Não existe nada pior do que um mestre perdido em sua própria narrativa.
  • Se prepare para improvisar. Porque você vai precisar
  • Não se cobre demais. Quando um mestre se cobra demais o jogo se torna tenso e a narrativa não flui. Por isso, relaxe.
  • Se você errar ou se contradizer e ninguém perceber continue a narrativa. Se alguém perceber, peça desculpas e continue a narrativa. Nada pode parar a narrativa.
  • Minta para seus jogadores e esconda coisas dos personagens. A verdade vai fazer seu jogo um tédio.
  • Faça seus jogadores tremerem de medo. Eles gostam disso.
  • Não se preocupe em ser um mestre original. Copie de filmes, romances, vídeo games e desenhos, mas tempere tudo com um toque seu
  • E lembre-se se nada disso que está escrito ajudar, simplesmente jogue fora. Porque o importante é se divertir.