sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

E Quando Não Temos Clérigos? Cura e Medicina



Olá pessoal! Estamos de volta para conversar um pouco sobre uma das realidades que vivo em meus atuais jogos, a falta de clérigos. Bem, todos sabem que clérigos são bastante úteis aos feridos, mas quando eles não estão presentes a coisa se complica, sendo assim, poderíamos nos pergunta o seguinte: O que fazer na ausência de um clérigo e de seus poderes de cura? A resposta é simples, tenha um médico.
Apesar de nos mundo fantásticos a magia ser mais eficiente do que qualquer ciência - ao menos em tese- é também muito mais rara, o que faz-nos concluir que magos são ainda mais raros do que os raros médicos, dessa maneira estes são mais fáceis de encontrar do que aqueles.
Com isso, uma boa saída para um grupo sem clérigos é a presença de um médico ou de alguém no grupo com conhecimentos básicos de medicina. Lembremos que este conhecimento não precisa- e não deveria mesmo- ser bem sistematizado, mas geralmente é imerso em um cosmos de saberes que mesclam diversos outros conhecimentos, no nosso caso, talvez conhecimento arcanos, místicos e divinos. 
Como estamos falando da idade média ou de algo parecido com ela, temos que ter em mente que as coisas não eram tão limpas, muito menos seguras como hoje são, logo a medicina de um mundo fantástico deve ser crua e violenta, talvez até perigosa, pessoas podem desconfiar dela ou dos médicos, mas no final das contas, a quem recorrer? Magos e bruxos podem ser ainda mais perigosos e nem todos os santos tem o poder de curar.
Médicos podem se tornar parte de um grupo por vários motivos, primeiramente por causa do dinheiro, outro bom motivo é a obtenção de mais conhecimento sobre doenças, venenos e ferimentos, pois dependendo da cultura dentro do mundo de jogo, dissecar um corpo pode ser pecado, inclusive médicos podem ser um bom arquétipo para jogadores que querem fugir do usual e experimentar algo mais incomum.
Enfim, por hoje é só e se der conto aqui como foi minha experiência inserindo um médico em minha mesa de Old Dragon. Até mais e deixo logo abaixo alguns links sobre a medicina na idade média.