quarta-feira, 23 de março de 2016

DICAS DE RPG: Heróis são Vulneráveis

Nossos jogos são cheios de aventureiros que se emprenham em diversas situações perigosas e fatais, mas a superação delas seja em que jogo for acaba construindo um espírito de invulnerabilidade nos jogadores, aos olhos deles, seus personagens são imortais.


Em minha opinião isso deixa o jogo um pouco chato. O perigo não é mais tão perigoso assim e o mundo não causa mais o mesmo estranhamento que antes, o recurso de divertimento se torna a turbinada dos personagens, algo que eu odeio, apesar de fazer a cabeça de muita gente, enfim...

Eu acho que diante disso, o mais importante é lembrar que seres vivos por mais poderosos que são, sempre são vulneráveis e o mais nobre heroísmo é a superação de fraquezas que estão inerentes ao ser. Vulnerabilidade é um ingrediente que é crucial para o estabelecimento dos atos épicos.

Dessa maneira, precisamos recordar que pequenas coisas podem  trazer esse ingrediente de volta para nossos jogos, assim uma doença, uma apunhalada pelas costas, um envenenamento na comida e na bebida demonstram que o mundo não é amigável e que mesmo os poderosos podem cair porque estes não estão sempre de guarda e podem ser pegos de surpresa, exemplos não faltam e o que me vem a mente agora é o Drogo das Crônicas de Gelo e Fogo.  

Se os monstros não mais fazem os jogadores temerem pela vida de seus personagens, faça-os temer as circunstâncias para além dos combates, faça-os temer cada noite de sono, cada comida que comem e bebida que bebem. O mundo é maior que os jogadores, seus personagens e seus poderes não esqueça de lembrá-los disso.

E sobre combate, bem... monstros não são chamados de monstros por acaso, fazer com que os personagens o temam é mais fácil do que parece e o caminho é a desconstrução dos esteriótipos, a exploração dos pontos fracos, o uso do terreno, da inteligência e claro da destruição sistemática e vagarosa dos recursos dos personagens.

Como fazer isso? Simples, siga o conselho do Estripador "faça por partes".

Por hoje é só!
Se você gostou não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG