segunda-feira, 22 de agosto de 2016

5 Itens que Auxiliam-me como Mestre

Olá pessoal, estou de volta com mais um post aqui no Falando de RPG! Hoje, eu apresentarei alguns itens que são uma grande ajuda para mim quando eu estou narrando uma campanha ou aventura. Nenhum desses itens são coisas mirabolantes ou difíceis de encontrar, sua principal função é deixar o jogo mais rápido e dinâmico, na medida que me permite ter acesso rápido a informações de regras e/ou cenário. 





1- Caderno e mais cadernos

Eu conheci mestres que narravam apenas com uma folha de papel, definitivamente eu não sou um deles. Eu adoro cadernos e eles são um recurso fundamental para mim por dois motivos. Primeiro, geralmente eu escrevo minhas aventuras e tudo em relação a elas e isso faz com que sejam essenciais. Segundo, mesmo não sabendo desenhar muito bem, os cadernos guardam meus rabiscos, que, por sua vez, funcionam como guias para as descrições e também para auto-orientação no que consta aos cenários onde se passam a aventura e a localização dos aventureiros neles. 

2- Lista de Nomes

Eu tenho um sério problema com nomes improvisados e quando tenho que improvisar eu acabo caindo no plágio descarado, o que não é bom. Para resolver o meu problema, faço uma lista de nomes e vou riscando cada um que uso, impedindo assim que haja repetições demasiadas ou que na hora de nomear um personagens qualquer eu acabe sendo pego de calças curtas. 

3- Marcadores de Ferimentos Graves

Atualmente, estou narrando o Espadas & Punhais e dentro da mecânica de combate há uma escala de ferimentos. No último nível dessa escala, os personagens começam a sofrer penalidades em suas jogadas com dados, o que às vezes pode ser difícil de lembrar se houver muitos jogadores. Para resolver esse problema, resolvi entregar aos jogadores dos personagens em condição grave um marcador que denote esse status. Um marcador é um recurso simples que dá fim uma série de problemas. 

4- Ilustrações no Celular

Minha jogatina atual está ocorrendo em uma praça localizada no campus da universidade que estudo. Eu sempre gostei de jogar mais em casa, porém a maioria esmagadora dos meus grupos sempre se reuniram em locais públicos. Quando nós estamos jogando em casa, se torna muito mais fácil preparar a sessão e usar recursos como miniaturas, mapas impressos ou imagens para cenários e personagens. Já na rua é outros quinhentos, então para atenuar isso, levo algumas imagens de cenários e personagens no celular e quando eu quero ganhar tempo ou criar uma apelação visual maior é só mostrar a imagens que está no celular. 

5- Marcadores de Livros

Parece uma besteira, mas o uso de marcadores de livros ajuda e muito. Eu uso marcadores para tudo, desde marcar algo em meus cadernos até deixar as páginas que mais uso do livro mais fáceis de serem achadas. Além disso, eles são ótimos, principalmente se não forem muito bonitos ou se tiverem uma das faces sem desenhos, para escrever informações rápidas que não podem ser esquecidas.

Bem, agora é sua vez de me dizer: quais são os itens que ajudam você na hora de jogar RPG?


Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG