segunda-feira, 17 de outubro de 2016

DICAS DE RPG: 5 Dicas para Combates Mais Desafiadores.

Olá leitor e leitora, estamos de volta com mais um post e dessa vez eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que uso para tornar os combates mais mortais sem necessariamente aumentar o nível de poder dos meus monstros.


1- Gaste os Recursos dos seus Jogadores

Felizmente para mestres, jogadores não costumam pensar de maneira muito estratégica no que consta ao seus recursos, o que garante uma oportunidade de fazer as coisas mais difíceis. Geralmente, quando eu não quero colocar um monstro muito poderoso, mas mesmo assim aumentar o nível de perigo, eu apenas coloco os jogadores em situações onde seus recursos sejam exauridos. Ex. Saltos que com uma falha causam dano, venenos que causem desvantagem entre outras coisas.

2- Use armadilhas antes e durante a cena de combate

Outra coisa que sempre me ajuda é colocar no meio da cena de combate uma série de armadilhas. Primeiramente isso pode levar os jogadores a perda de uma boa quantidade de pontos de vida ou mesmo de acabarem sofrendo penalidades e desvantagens por um tempo durante o combate; segundo, isso pode significar dividir o grupo entre aqueles que procuram novas armadilhas e aqueles que atacam.

3- Faça uso de capangas e lacaios com poucos ou apenas 1 ponto de vida

Uma dica que aprendi com a 4ª ed. do D&D e levei para minha vida como mestre. Faça uso de capangas. Eles permitem o gasto das energias do grupo, uma boa subtração de pontos de vida e fazem com que você não precise encher a mão no que consta ao nível do vilão principal. Simples, fácil e prático.

4- Utilize o terreno ao seu favor

Mais uma dica aprendida com a  a 4ª ed. do D&D . Pense no terreno como um aliado dos antagonistas, afinal, eles não escolheram seus esconderijos por estética, mas por funcionalidade. Para ilustrar o quanto isso é importante, eu posso comentar o que aconteceu na última aventura que narrei: o grupo precisava enfrentar uma sacerdotisa maligna, mas o seu esconderijo era de difícil acesso, pois para que o grupo chegasse até ela precisaria atravessar um fosso, entretanto, apenas metade do grupo poderia atacar a distância, assim, foi necessário bolar um plano para chegar até a vilã, que atacava o grupo através de magia, antes de conseguir efetivamente usar toda a força disponível contra ela.

5- Inviabilize ações

Essa é uma dica é usada por todos os vilões de filmes de aventuras, trata-se da criação de distrações utilizando reféns ou coisas do gênero. Enfim, fatos que desviem a ação dos heróis do inimigo principal e as coloque em outro rumo para que assim eles possam se tornar alvos fáceis, enquanto os vilões preservem recursos e vitalidade.

Enfim, pessoal, por hoje é só!

Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG


Nos siga no twitter: @alvaroelisio