terça-feira, 14 de novembro de 2017

House Rules para Fate Básico: Recursos

Eu estou lendo o Fate Básico e acabei de terminar o capítulo sobre as perícias. Nesta sessão, somos apresentados a algumas dezenas delas e uma me causou estranheza, a perícia Recursos.  O livro define recursos como "o nível geral de bens materiais do seu personagem no mundo do jogo, assim como a habilidade de utilizá-los de alguma forma", porém, essa ideia de ligar recursos com perícias me pareceu bem forçada e mesmo as alternativas trazidas, para mim, não funcionariam dentro do jogo.



É verdade que se a mecânica de criação de aspectos for considerada, é possível justificar uma perícia Recursos com mais facilidade. No entanto, ao menos para mim, a gerência de itens e elementos consumíveis não só fazem parte do jogo como também impactam positivamente a diversão. Pensando nisso, resolvi criar uma pequena regra que levarei para minhas futuras sessões de Fate.

REGRAS PARA RECURSOS ( HOUSE RULE)

O que seria? Recursos seria o nível geral de seus bens materiais possuídos na mão e imediatamente possíveis de uso. Portanto, representaria aquilo que o seu personagem carrega no momento.

Como determinar? Tal como se determina uma Perícia, todavia, ao contrário das outras, Recursos +4,  por exemplo, daria  4 caixa de recursos para um personagem. Que seriam testadas e consequentemente perdidas ou preservadas, enquanto os personagens fazem uso de seus recursos.

Como se testaria Recursos?  Em determinadas situações, tais como uma falha no ataque utilizando um arco ou no uso de algum tipo de equipamento consumível como tochas e combustível, rolaria-se um único dado e se o resultado for  "-" perderia-se uma caixa de recurso.


Eu ainda não testei essa regra, mas em breve quero fazer e espero que essa variação me sirva. Agora, eu gostaria de saber: você possui alguma regra variante para Fate ou qualquer outro jogo relativo ao gerenciamento de recursos?

Se você gosta do nosso conteúdo, nos siga nas redes
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/falandoderpg
Assine nosso canal no Telegram: t.me/guildafalandoderpg
Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/alvaroelisio