terça-feira, 7 de novembro de 2017

Lugares Fantásticos & Incomuns: A Umbra

Muito tempo atrás, escrevi alguns posts tratando sobre lugares inusitados para aventuras. O post abaixo é uma espécie de retomada dos antigos posts, bem como uma ampliação desse conceito inicial. Minha ideia é deixar a disposição de você leitor e você leitora, uma série de lugares incomuns para serem explorados. Hoje, você conhecerá a Umbra, um local inspirado no Plano das Sombras, no imaginário cristão medieval e também no imaginário romano sobre o mundo do pós-vida. 



A UMBRA

A Umbra é um lugar intermediário entre a danação, o paraíso e a realidade material. Ele é definido pelos sábios como um entrelugar, um local que não deveria ser habitado por ninguém, apenas uma passagem. Embora não devesse tocar a realidade material e ser acessível apenas aos mortos, existem relatos de vivos que se perderam na Umbra ou resolveram visitá-la em busca de tesouros, tendo que enfrentar um trajeto penoso, atribulado e ameaçador para voltar para casa. Acessar a Umbra não é fácil, mas um usuário de magia poderoso pode realizar um ritual que permita tal feito, além disso, há passagens espontâneas que se manifestam nos diversos locais do mundo.  A Umbra é um mundo desbotado, apático e sem cor. Semelhante ao mundo material, mas muito mais tenebroso e assustador. Todos que pisam em seu solo e respiram o seu ar sentem-se esmagados e oprimidos, a sensação de perseguição é constante e sentimentos melancólicos afloram com dificuldade. O céu é um abóboda negra, recoberta de uma aurora púrpura e espessa que vomita raios silenciosos. No solo uma névoa branca parece brotar, envolvendo  as construções que são como ruínas. Na Umbra, a vegetação parece estar podre ou cristalizada, enquanto o ar tem um leve odor férreo, semelhante aquele do sangue fresco.

FORMAS DE ACESSO

Existem diversas formas de acessar a Umbra espontaneamente, sendo a mais comum, obviamente, através da morte. Abaixo você confere uma tabela aleatória com outras formas de entrada.

1
Um buraco no chão
2
Fissura na parede
3
Poço antigo
4
Cemitério
5
Espelho
6
Armário
7
Embaixo da cama
8
Caverna
9
Neblina Noturna
10
Caverna


REGIÕES DA UMBRA

Cada vez que alguém adentra a Umbra acidentalmente se pode parar em alguma das suas regiões, ao contrário dos Mortos que são levados pelo Rio das Almas. Abaixo, você pode conferir uma tabela aleatória com as regiões mais famosas da Umbra, onde um aventureiro perdido pode vir a surgir.

1
Vale dos Murmúrios
2
Rio das Almas
3
O Castelo dos Ossos
4
Montanha das Sombras
5
O Templo Corruptor
6
A Torre do Imortal
7
O Deserto das Cinzas
8
Planície da Morte
9
A Prisão dos Perdidos
10
O Labirinto dos Crânios


EFEITOS COLATERAIS

Ao se andar nesta terra é impossível não sofrer com grandes horrores, principalmente em situações de grande tensão. Portanto, quando o grupo estiver em uma situação como um combate ou uma fuga, todos devem fazer um teste para não sofre algum tipo aleatório de efeito mental ou físico.

1
Alucinação (30% de chance de atacar os companheiros)
2
Juventude Consumida (1d6 de dano e sinais de envelhecimento irreversíveis se manifestam)
3
Perda de Memória (o personagem perde uma lembrança importante)
4
Ilusão que projeta uma pessoa querida sofrendo
5
Acesso de Medo (personagem perde a ação)
6
Desmaio por 1d6 rodadas


ENCONTROS ALEATÓRIOS

Todos os que adentram na Umbra acidentalmente chamam a atenção de criaturas macabras, as quais podem aparecer a qualquer momento. Abaixo, você pode determinar aleatoriamente qual tipo de criatura coloca-se no encalço do grupo.

1
Dragão de Ossos
2
Fantasma Poderoso
3
2d6 Esqueletos
4
1d6 Sombras
5
3d6 Zumbis
6
Espectro
7
2d6 Cães Infernais
8
1d6 Aparições
9
2d6 Diabretes
10
Cavaleiro da Morte
11
Devorador
12
Demônio



ARTEFATOS

Muitos artefatos de grande poder foram escondidos ou criados por entidades que habitam a Umbra, muitos desses itens são o motivo de mercenários arriscarem a vida – e perderem-na. Abaixo, você confere uma lista de alguns desse artefatos em uma tabela.

1
Joia das Almas
2
Bracelete da Vida
3
Trombeta dos Famintos
4
Anel do Domínio
5
Chaves dos Sete Portais
6
Laço do Valente
7
Flauta das Sombras
8
O Livro dos Espíritos
9
Espada Espectral
10
A Armadura Ossos

RUMORES & CONHECIMENTOS

Muitas informações, mentirosas e verdadeiras, já foram reunidas sobre a Umbra e é possível que aqueles que transitam neste lugar já tenham ouvido falar de algumas delas. Quando alguém fizer um teste com o propósito de descobrir algo sobre o lugar role o dado e descreva o resultado.


1
A Umbra foi criada por uma criatura poderosa, possivelmente demoníaca (verdadeiro)
2
A Umbra é na verdade o corpo de um anjo em decomposição (falso)
3
No Rio das Almas existe um barqueiro que pode levar aquele que entrega uma moeda de ouro para qualquer lugar, inclusive os portais do inferno e as escadas do paraíso (verdadeiro)
4
É possível encontrar entes queridos mortos na Umbra (falso)
5
A Umbra frequentemente sofre com terremotos que podem fazer com que pessoas fiquem presas para sempre em abismos sem fim (falso)
6
A Umbra está em expansão, graças aos poderes de uma entidade poderosa (falso)
7
Existe um grande castelo no centro da Umbra, lá habita um demônio que rapta crianças para que trabalhe em algum projeto escuso. (verdadeiro)
8
Um mortal que encontre a morte na Umbra fica preso por 100 anos mortais neste território (verdadeiro)
9
Dragões acessam a Umbra livremente (falso)
10
As criaturas vivas deixam um cheiro no ar que pode ser sentido por criaturas da Umbra (verdadeiro)
11
Espírito às vezes se perdem na Umbra e vagam ocasionalmente no mundo mortal atravessando portais (verdadeiro)
12
A Umbra já foi uma espécie de paraíso que foi corrompido por um Lich (falso)
13
A Umbra possui diversas regiões e o tamanho do seu território é desconhecido (verdadeiro)
14
É impossível morrer na Umbra (falso)
15
Ao morrer na Umbra, seu espírito parte para o destino final, mas seu corpo pode ser usado como receptáculo por alguma criatura imaterial até que se decomponha (verdadeiro)
16
Ficar muito tempo na Umbra transforma os vagantes em monstros permanentemente (falso)
17
O tempo passa de modo diferente e caótico na Umbra (verdadeiro)
18
Ao voltar da Umbra o personagem tem sua expectativa de vida diminuída na metade (falso)
19
Demônios atraem pessoas para Umbra e as levam como escravas para o inferno (verdade)
20
No meio da Umbra existe um paraíso onde habitam anjos guardiões dos mortos (falso)

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