sábado, 12 de março de 2011

Conhecendo nossos Colaboradores parte 2: Entrevista com Érika Ferreira

  Olá queridos leitores e leitoras do Falando de RPG hoje damos continuidade as serie de entrevista com nossos colaboradores hoje apresentamos um pouco da ilustradora e colorista Érika Ferreira , sem mais delongas vamos ouvir o que ela tem a dizer !!!

Uma amostra do que veremos por aqui





1)FALE EM POUCAS PALAVRAS SOBRE SEU INÍCIO NA ARTE DO DESENHO

Bom eu comecei ainda criança, fazendo cópias dos desenhos que eu via na TV e revistinhas. Com o tempo fui elaborando ilustrações com meus personagens favoritos e aos poucos criando meus próprios personagens e histórias.

2)NESSA SUA CAMINHADA COMO ARTISTA HOUVE PEQUENAS E GRANDES EXPERIÊNCIAS, QUE OBVIAMENTE AJUDARAM NA SUA EVOLUÇÃO, QUAIS DELAS VOCÊ PODERIA COMPARTILHAS CONOSCO?

Acho que algo que me marcou muito foi quando eu estava com uma fixação por encontrar o meu traço, [não faz lá muito tempo] a minha identidade na arte, numa busca por algo que não se encontra, já existe com você e o tempo vai te mostrando isso, acho que foi quando entendi e amadureci mais para ver a gama de artistas incríveis,  tão inspiradores que existem, e experimentar o que eu possa das possibilidade que a arte do desenho pode proporcionar.

3) EXISTEM GRANDES ARTISTAS NO MUNDO DO DESENHO, VOCÊ PODERIA CITAR AQUELES QUE MAIS INFLUENCIARAM A SUA ARTE?

No inicio Naoko takeushi criadora de sailor moon e Atsuko Ishida desenhista do anime de guerreiras mágicas de rayearth, foi com esses estilos que eu comecei a desenhar e permaneceram nos meus traços até meados de 2007, atualmente entre outros os artistas que mais me influenciam são Yoshitaka Amano (vampire Hunter D), hiroaki Samura (Blade), James Jean (capas para fábulas - vertigo) e Milo Manara..
Eu também tenho me dedicado ao estudo das cores, fazendo colorização digital para histórias em quadrinhos. É algo recente, mas não poderia deixar de dizer aqui minhas influencias também nesta arte que são os coloristas Alex Sinclair e Laura Martin.

4) O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE DESENHAR E O QUE VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE?

Sem dúvida o que eu mais gosto de desenhar são ilustrações e personagens no estilo medieval, fantasia medieval. Tenho mais facilidade pra desenhar o corpo feminino, e as mãos. Já desenhar homens e pés, é uma dificuldade pra mim.

5)PARA VOCÊ QUAL É O PAPEL DAS ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DE LITERATURA E PRINCIPALMENTE EM LIVROS DE RPG? 

Bom, a ilustração nos livros em geral tem a função se sintetizar o que o texto diz, e reproduzir em informação visual uma cena um momento na história que é contada ajudando a desencadear uma série de novas imagens que nossa imaginação produz a partir desse referencial. Isso é super importante, por exemplo em livros infantis, para uma criança sentir o estímulo de continuar lendo e conhecendo mais histórias até se apaixonar pela leitura. E não para por aí, afinal a ilustração é uma arte, e como toda ela  estimula a sensibilidade, nos emociona, gera desde a admiração até a repulsa dependendo da intenção do artista.
 Acredito que para um livro de RPG é um referencial imaginativo também, para criar seu próprio personagem ou cenário. É um complemento para a narrativa, mostrar o cenário, os monstros ou outros personagens que são vistos pelo caminho.
Descrever seu personagem e poder vê-lo materializado é muito empolgante. Eu diria que  pode ser um fator decisivo até, para alguns jogadores que gostam dessa informação visual além da imaginária chegarem até o fim de uma aventura.

6) ONDE OS LEITORES DO BLOG FALANDO DE RPG PODEM CONHECER MELHOR SEU TRABALHO?

No meu blog: www.erikaearte.blogspot.com lá eu escrevo mais e posto com mais liberdade, minhas ilustrações, sketches e trabalhos com colorização digital, que tenho feito ultimamente.
Ou no meu deviantart: www.erikafdn.deviantart.com  é meu portfólio online.


7) DEIXE UMA SAUDAÇÃO E FALE RAPIDAMENTE O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DE VOCÊ COMO COLABORADOR NO FALANDO DE RPG.

Saudações,  assíduos leitores do falando de RPG! É com muito prazer que eu deixo nesses escritos meus sinceros agradecimentos ao bardo pelo convite de colaboração neste blog.
Espero poder demonstrar minha gratidão com os humildes trabalhos que virei a apresentar, podem aguardar por algumas ilustrações, tiras, além de artes digitais. O tempo dirá o que mais será feito. Abraço a todos e até breve.