quinta-feira, 10 de março de 2011

Conhecendo os nossos Colaboradores: Entrevista com Roger vieira

Olá leitores do Falando de RPG estou aqui para falar de mais uma novidade , depois de algumas negociações temos mais um novo colaborador o desenhista e ilustrador Roger Vieira, estou muito feliz com essa nova parceria e espere por surpresas, agora vamos deixar que o próprio artista fale!

Uma amostra do que veremos eheheheh!


1)EM POUCAS PALAVRAS  FALE SOBRE SEU INÍCIO NA ARTE DO DESENHO

Bem, eu sou da geração anos 90, ano marcado pela invasão e consagração dos animes aqui no Brasil por meio da extinta rede manchete (us. mangá, yuyu hakushô, shurato CDZ e tantos outros), apesar de ultimamente ter trabalhado para o mercado de comics americano, meu inicio foi com o mangá, pra mim um motivo de orgulho, pois os títulos japoneses são bem autorais.
Lembro de na minha infância o meu pai trazer xerox dos personagens de CDZ, quando eu tinha 6 anos para que eu colorisse, considero aquele momento como o inicio da  minha relação mais intima com a arte visual.


2)NESSA SUA CAMINHADA COMO ARTISTA HOUVE PEQUENAS E GRANDES EXPERIÊNCIAS, QUE OBVIAMENTE AJUDARAM NA SUA EVOLUÇÃO, QUAIS DELAS VOCÊ PODERIA COMPARTILHAR CONOSCO?

Existem experiências que são inesquecíveis de tão legais ou tão ruins... heheh
Mas posso destacar dois momentos, em que dava aulas voluntariamente na escola em que estudava no ginásio, fiz verdadeiras amizades lá, com pessoas que ainda hoje mantenho o contato. Também foi uma oportunidade de me conhecer como um professor, de compartilhar o que eu sei com pessoas que se mostravam bem interessadas. O que eu não sabia é que após alguns anos mais tarde estudaria pedagogia e acabaria dando aulas em escolas públicas, dessa vez como professor remunerado.
Também quando realizei trabalhos para clientes fora do Brasil, aconteceu repentinamente, conheci alguns amigos pela net que trabalhavam para o exterior, eles me disseram como acontecia no mercado, qual o procedimento para conseguir trabalhos, foi nesse momento que dei uma pausa nos meus projetos pessoais para me dedicar a ser desenhista freelancer.
Ótima experiência para quem deseja trabalhar com quadrinhos para os gringos, durante mais de dois anos trabalhei para eles, até que resolvi dar uma parada e me dedicar mais a outro tipo de mercado, um que desse margem para meus trabalhos pessoais.
 

3) EXISTEM GRANDES ARTISTAS NO MUNDO DO DESENHO, VOCÊ PODERIA CITAR AQUELES QUE MAIS INFLUENCIARAM A SUA ARTE?

Caramba, falar de influência é difícil... São muitas mesmo e sempre agente se depara com um artista que nos influencia, seja na estética do desenho ou pelo estilo de narrativa visual.
porém os que mudaram minha vida sem dúvidas foram os japoneses katsuhiro otomo, yoshitaka amano, hayao miyazaki e o hiroaki samura, o francês moebius e seu parceiro o jodorowsky, o inglês alan Moore, Neil Gaiman, George lucas e o meu pai que fazia uma animações nas orelhas de meus livros que me fascinavam.

 
4) O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE DESENHAR E O QUE VOCÊ TEM MAIS DIFICULDADE?


Tenho verdadeira paixão por sci- fi, adoro inventar, criar roupas, concepts, plantas de cidades imensas. Minha HQ projeto alfa é onde me realizo com essas criações.
Minha maior dificuldade é em desenhar o mundo normal, não que seja difícil o desenho, mas não desperta o senso criativo... Desenhar o que já existe dá trabalho... rsrsr



5)PARA VOCÊ QUAL É O PAPEL DAS ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DE LITERATURA E PRINCIPALMENTE EM LIVROS DE RPG? 

Pelo fato do RPG ser um jogo que trabalha muito a imaginação e com um mundo que chega a parecer real tamanha as descrições, acho que por conseqüência iriam surgir retratações gráficas desses universos. A ilustração funciona como uma maneira de ajudar o jogador a visualizar o personagem, cenários, roupas, armaduras... É mais uma arte a disposição do leitor ou do jogador. Temos exemplos fantásticos de ilustradores que ajudaram a somar toda uma atmosfera a determinadas obras, o gustave doré é um deles, incrível ver as ilustrações dele das obras do Victor Hugo, Cervantes, lorde Byron.
Quanto mais artes estiverem somadas melhor será o resultado.


6) ONDE OS LEITORES DO BLOG FALANDO DE RPG PODEM CONHECER MELHOR SEU TRABALHO?

Tenho uns 3 portfólios online, dois deles inteiramente dedicados ao mercado e  um com minhas obras pessoais, esse ultimo acabei de criar.







7) DEIXE UMA SAUDAÇÃO E FALE RAPIDAMENTE O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DE VOCÊ COMO COLABORADOR NO FALANDO DE RPG. 

É realmente um grande prazer colaborar com um blog que tem como público alvo pessoas que fazem uso do que de mais admirável o ser humano pode utilizar, a capacidade de criação e a imaginação.
Além de finalmente concretizar uma parceria que por muito tempo vem sendo esboçada com um grande amigo/irmão.
Aos leitores que esperem bastante arte gráfica e seqüencial !!
Grande abraço.