segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tornando um Grupo mais forte

Rpgs geralmente são jogados em grupo e isso implica dizer que uma aventura estará ligada não apenas a um único protagonista, mas sim a um conjunto de protagonistas, entretanto um dos problemas mais vistos nas mesas de jogo é a desunião entre aliados.
Um grupo que sabe agir como um grupo
Tal comportamento pode e as vezes coloca toda uma campanha em risco e consequentemente faz com que a diversão se destrua e o prazer de se contar histórias acabe em um conjunto de partidas interpretativas que tem como objetivo final a destruição mútua.
Bem, quando isso começa a acontecer a primeira coisa que nós narradores devemos ter é calma, depois de respirar fundo devemos nos perguntar qual é a razão de tudo isso, cá entre nós  a minha opinião é meio sociológica e como não poderia deixar vou falar dela para vocês, acredito que o espírito social que vivemos imposto pela competitividade do capitalismo nos macula em todas as nossas atividades inclusive naquelas que deveriam ser cooperativas, mas isso tem solução? Digamos que sim.
Acho que a primeira coisa a ser feita é ter uma boa conversa com todo mundo do grupo, conscientizá-los novamente que o RPG é um jogo de cooperação onde todos ganham enquanto a história progride, se por ventura depois de seu apelo eles se desinteressarem e preferirem competir, infelizmente a campanha morrerá, mas se eles optarem por continuar é chegada a hora de você narrador ensinar como seus jogadores devem valorizar o espírito de grupo.
Diferentes pessoas,  em prol da humanidade
Trabalho em equipe é o conceito chave para uma conscientização dos jogadores, assim os narradores devem pensar nos desafios para o grupo e não para partes do grupo, não deixe que apenas um jogador brilhe, mas faça com que o grupo perceba que só vão brilhar se trabalharem juntos, uma situação que tal conceito pode ser aplicado é um combate complexo coloque todas as habilidades do grupo em prova, ou seja, as magias do mago, a resistência do guerreiro, a astúcia do ladino e as habilidades do clérigo,com esses aspectos em mente monte um quebra cabeças com os poderes dos jogadores e ataque nas partes mais fracas forçando uma união.
Outro ponto importante é penalização de atitudes gananciosas e de cunho competitivo, seja rigoroso quando um dos jogadores prejudicar o grupo para o bem quantitativo do seu personagem e a depreciação da história, faça-o sentir na pele a segurança que um grupo concede e as vantagens que amigos do lado podem trazer, não devemos nos intimidar, pois é importante ter tais atitudes antes que toda a história venha a ruir.
Para concluir presenteie  as atitudes que favorecem o grupo, parabenize-os dentro e fora do jogo e faça-os perceber como atitudes de grupo podem facilitar a vida de todos e também o desenvolvimento da história. Bem pessoal é isso e vocês como fortalecem o grupo?