sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um Traidor Entre Nós: Lições para Implementar a Traição

Olá jogadores e jogadoras que acompanham o blog no post de hoje lidaremos com um dos temas principais de reviravoltas nas histórias, nós falaremos de traição e de como podemos usar esta ferramente para enriquecer nossas campanhas.
Neste post eu me deterei a dois modos de inserção da traição na trama, o primeiro deles mais ligado aos personagens, o qual poderemos chamar de traição direta e o segundo indiretamente ligado aos personagens dos jogadores, o qual poderemos respectivamente chamar de traição indireta.
Comecemos pelo conceito primeiramente citado, ou seja, a traição direta. Este conceito trata -se da imersão de um inimigo disfarçado no grupo, algo bem rotineiro e clichê, entretanto bem difícil de lidar,pois o narrador deve tomar cuidado para não revelar aos jogadores a natureza verdadeira do referido personagem ao mesmo tempo que deve instigar um pouco de desconfiança, mas nada que possa frustrar o sentimento de descoberta, reviravolta e traição quando a verdade vier a tona.
Algumas maneiras de fazer isso são demonstrar atitudes divergentes do personagem para com os outros, posições ideológicas contrastantes com os companheiros de grupo, métodos pouco habituais e/ou malevolentes, além claro de comportamentos como desaparecimentos repentinos e pouca comunicação com o restante dos aliados.
Temos ainda falhas de caráter que podem ser exploradas, desejos de enriquecer, preconceito por parte do grupo a alguma característica que o personagem traidor tenha, além claro da frustração por algo e aqui nós podemos citar Judas que esperava que Jesus impusesse o reino de Deus a força, restabelecesse Israel livrando a não do domínio romano, mas como todos sabem as coisas não foram bem assim e o que Jesus queria não era reinar na terra, mas sim estabelecer o reino de Deus nos corações.
Enfim, o traidor não nasce traidor ele é seduzido a isso mediante a um conjunto de ações que o levam a trair, tais ações não acontecem de uma hora para outras, mas se desenvolve e neste tipo de traição esta é a chave da coisa o  desenvolvimento do traidor, por isso mestres não revelem tudo de uma vez vamos com com calma e no fim vocês testemunharão jogadores perplexos.
Vamos partir agora ao segundo ponto de nossa discussão, o conceito que chamei de traição indireta. Aqui nós temos uma outra forma de estabelecer a relação traidor-personagens do jogador, pois o personagem que irá trair não está dentro do grupo, mas sim ao seu redor, ou seja ao contrário do traidor do primeiro conceito ele não estará colocando os personagens em perigo diretamente, ou minando o grupo por dentro ou muito menos repassando as informações do grupo aos inimigos.
Este tipo de traidor é mais sorrateiro e bem mais difícil de ser descoberto, o que o torna muito mais perigoso, seu método é agir ao redor dos jogadores, construindo uma armadilha que os destruirá ao mesmo tempo em que antes usa os próprios personagens dos jogadores como construtores dessa armadilha.
Sua principal esfera e atuação será a diplomacia e a palavra, ele terá recursos e os usará para tirar proveito de cada situação, jogará do lado dos personagens dos jogadores e no fim se revelará quando estes não puderem mais impedi-lo ao mesmo tempo ele os enfrentará secretamente tramando sua destruição, como se vê este tipo de traidor é o grande chefe fase, o grande vilão que tem todas as chances de ganhar, como principal ícone desse tipo de vilão está o Imperador de Star Wars, um Sith manipulador e sórdido que fez a república ruir de dentro para fora.
Então podemos concluir que  neste tipo de traidor a discrição é o maior de todos os atributos, os personagens devem olhar para ele e ver um individuo bom e de grande coração, descobrindo suas reais intenções apenas quando for tarde demais para impedir que seus planos sejam executados, este senhores para mim é um dos vilões mais indicados para campanhas que queiram revolucionar um cenário fazendo assim aquele final " e nada foi como antes".


vejo vocês em breve até logo e espero os comentários!!