quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E Quando Falta Inspiração ao Narrador?

Olá senhores e senhoras que seguem este blog! Depois de algum tempo sem postar estamos nós aqui novamente para falarmos sobre um assunto bem interessante, a falta de inspiração para narradores. A ideia deste post é refletir um pouco sobre os motivos da ausência de inspiração e por fim deixar algumas dicas de como recuperá-la então vamos lá?
Bom primeiramente o que um narrador deve fazer ao se perceber sem nenhuma inspiração para desenvolver suas aventuras e sua campanha é parar e refletir sobre o que está acontecendo na sua vida dentro e fora do jogo, feito isso ele descobrirá uma dessas duas coisas: meus problemas de falta de inspiração estão ligados a coisas fora do universo do RPG ou meus problemas de falta de inspiração estão ligados a coisas que estão dentro do universo do  RPG, bem se a conclusão for a primeira a solução é fácil e dolorosa, pois é só parar de jogar e resolver da melhor maneira possível as dificuldades que impedem o bom desempenho no jogo e para isso infelizmente eu não tenho nenhuma dica nem fórmula mágica.
Agora se o problema se tratar da segunda informação, nós temos um trabalho quase arqueológico a fazer. É necessário a partir desse ponto perceber quais são as partes podres que estão adoecendo sua inspiração, se pergunte coisas do tipo: meu grupo responde da maneira que espero aos meu desafios? Eu estou mesmo gostando dessa temática? O sistema está me agradando?Com essas perguntas guias você pode começar a descobrir a razão da ausência de falta de inspiração.
É bom deixar claro também que a falta de inspiração é sinal de falta de motivação e por isso é sempre necessário que um jogo de RPG seja confortável e divertido, que tenha gatilhos que façam jogadores e o narrador ansiarem pelo próximo encontro, dessa maneira um dos primeiros passos para combater a falta de inspiração é retirar da realidade do grupo tudo aquilo que torna o jogo massante e tenso não importa o que seja este fator ele precisa ser eliminado antes que elimine o grupo.
Se mesmo depois de tudo isso não houver uma melhora, bem o melhor a fazer é começar a apelar para fontes externar ao grupo, comece a assistir filmes com um verdadeiro olhar de narrador, anote os ganchos, perceba como as cenas se constroem e como a trama se desenrola, leia livros do mesmo modo atendo-se aos mínimos detalhes, se perguntando como e onde cada autor ou diretor joga um fato interessante que poderia servir de inspiração para sua campanha.
Por último não deixe de copiar, lembre-se você está jogando RPG não construindo uma nova obra, por isso não se preocupe com o plágio, tenha em mente que apesar do plot ser idêntico ao de outra história, os personagens não são e consequentemente o seu fim também não será. Outra ferramenta que pode ajudar é a leitura de imagens, olhe algumas ilustrações na internet, imagine o que está acontecendo, tente criar um pano de fundo histórico e ao  fazer isso se pergunte isso não caberia em minha campanha?
Enfim, utilize de todas as armas para despertar novamente sua criatividade, copie se for necessário, converse com o grupo as relações sociais se assim for o caso, mude a temática, coloque algumas aventuras isoladas ou até mesmo para de mestrar por um tempo, o importante é estar a vontade e se divertir jogando RPG, fora que no final das contas sempre reaparecerá uma fagulha criativa nos  olhos perspicazes de um bom mestre. 


Por hoje é só um abraço e até os comentários!!