terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quando a Paixão Perde o Brilho





Olá pessoas, hoje estou aqui para desabar um pouco e compartilhar com vocês esse desabafo que começou no blog Masmorras e Dragões e desenvolveu-se no Cavaleiros das Noites Insones e vai continuar se desenvolvendo aqui também.
Os dois posts citados no paragrafo anterior tratam de um assunto que muito me incomoda: a cópia de postagens e o afastamento do assunto principal dos blogs de RPG, ou seja, o RPG. Poxa pessoal! Eu fico me perguntando qual é razão de termos um blog sobre um assunto que gostamos? Não seria contribuir com este assunto e discuti-lo no intuito de nos divertimos? Minha resposta sempre foi sim, o que nos remete a questão do titulo do post, as coisas devem ser feitas com paixão.
Mas, o que temos quando nossa vontade de contribuir para um hobbie, ou um assunto qualquer, se torna apenas pretexto para nos destacarmos e nos tornarmos os mais vistos, ou pior, quando tudo isso vira desculpa para ganharmos dinheiro com a facilidade dos clicks de nossos visitantes?( não que nos blogs de RPG seja o caso) É senhores e senhoras a paixão simplesmente se definha e perde o brilho que a tornava tão mágica restando apenas as cinzas.
Então façamos a pergunta: para que nos serve um espaço de debates sobre RPG? Obviamente para falarmos do assunto e colocarmos em prática algo que está no RPG e além dele, falo da  imaginação, nossa capacidade de criar, aquilo que nos torna humanos. Acho que devemos todos nós nos esforçarmos para cumprir um pacto, um compromisso em relação aos nossos posts, devemos sempre priorizar a qualidade e não a quantidade, a criação autoral ao invés de notícias rasas e assuntos que no muito tangenciam o foco de nossos blogs,pois o que importa no final do dia não são os clicks e as visitas, no final do  dia o que importa é a sensação de ter contribuído com algo muito maior e se divertido com isso.
A pergunta que eu me faço às vezes é onde perdemos nossa despretensiosidade?( e não faço essa pegunta apenas em relação aos meus hobbies) O que torna os posts, as conversas e as discussões boas é o fato de que tudo é feito por amor, sem pretensão de lucros e ganhos, quando a sede por ganhos, sejam eles em clicks e popularidade ou financeiros, ultrapassa a despretensiosidade do se divertir começa existir um grande problema.
Temos que voltar a fazer o que gostamos de fazer sem tornar isso uma obrigação, afinal o RPG não passa de uma grande brincadeira não é? 
Enfim, eu quero concluir dizendo que apesar dessa frustrante realidade eu acredito numa tomada de consciência coletiva e uma mudança de postura de todo nós rpgístas, acredito que as mentes retornaram a florescer em uma primavera criativa e que esse inverno de cópias de notícias e posts de assuntos de pouco envolvimento com RPG irá passar, espero assim que seja uma fase, deixo como recado e como emblema dessas discussões uma frase digitada pelo Fernando Fenrir,vista por ele em outra discussão sobre o assunto,  e que expressa muito bem o que deseja nossos corações


 "é melhor publicar um conteúdo legal por semana do que entulhar de cópias de outros sites meu blog o dia inteiro."