quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sobre o Anúncio da Wizards e o D&D 5ed.


Bem como todos já devem saber a Wizards anunciou a nova edição do D&D e novamente nós temos um burburinho de argumentações sobre o assunto, além de informações muito superficiais de um play test que ocorreu, mas não é sobre a notícia que eu me proponho a falar, ou seja, não a reproduzirei aqui, eu quero mesmo é comentar um pouco sobre ela.
Primeiramente deixo claro que fiquei um pouco desgostoso com este anúncio, pois acho que a 4ed. daria um bom caldo ainda, apesar obviamente de ter sido a edição mais criticada do D&D, acho também que quanto mais você diminui o tempo de uma edição para outra mais você passa a impressão de que no final das contas o que se deseja é dinheiro mesmo, será que já não basta termos que engolir as revisões?( é estou falando da 3.5 e da linha essencials)
Contudo, não vou me ater apenas a críticas, que sim podem ser chamadas de mimimi, posso também elogiar a vindoura edição e a sua política de fortalecimento da comunidade e participação dos fãs no processo criativo, para esse fator eu dou nota dez, com toda certeza uma jogada de mestre; porém, se essa vindoura edição durar apenas curtíssimos cinco anos então essa iniciativa não vai servir de muita coisa.
Achei o discurso muito belo da Wizards em seu comunicado oficial, porém já vi algo parecido no lançamento da 3ed. quem não se lembra da famosa frase " você nunca mais precisará  aprender outro sistema", pois é o nunca mais até que durou; entretanto não para sempre, claro não podemos negar deixou a sua herança, mas o D&D 3ed. não vive como D&D oficialmente.
Neste sentido, o que me garante que essa grande edição que virá não terá o mesmo rumo? Respondendo a minha pergunta, nada me garante que será a edição definitiva, ou que ao menos durará por dez anos ou mais. Uma coisa é certa, se as edições seguirem as progressões que andam seguindo essa que virá durará bem pouco e consequentemente não cumprirá aquilo que propõe.
No final das contas essa notícia mais amarga no meu paladar do que me deixa excitado, eu acompanharei as novidades porque sou fã de D&D e claro que estou curioso, no entanto não estou inclinado a comprar a edição que virá nem tão cedo, joguei pouco com D&D 4ed. e gostei muito dele. Contudo, eu torço para que a vindoura 5ed corrija os erros do passado e una a comunidade, que ela me seduza e que ela dure muito e não seja revista em três anos e trocada em cinco ou seis.



Como lancei o e-book do blog no mesmo dia que essa bombástica notícia, ele teve pouca visualização, dessa maneira estou aproveitando esse post para novamente deixar o link do e-book