quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Caixa de Ideias: Despertos RPG, Caminhos e Dons

Olá pessoal! Hoje daremos continuidade aos posts que tem como tema o jogo de RPG Despertos. Neste posts especificamente, trataremos dos conceitos de Caminho e dos Dons, levemente falados no último post, não haverão no decorrer das linhas regras explícitas, apenas umas divagações sobre, então sem mais delongas vamos seguindo.

Imagem oficial do RPG Despertos, por Roger Vieira.


Caminhos, trilhas para ascensão do poder divino

No jogo Despertos não existem classes ou arquétipos que lembrem um conceito semelhante ao de classe, em outras palavras, não existe essa coisa de profissões, do tipo, eu sou um mago, um ladrão ou um monge, as coisas são um pouco mais cinzentas no jogo Despertos.
Cinzentas porque com o Conceito de caminhos você não encontrará um modelo de carreira, como o do guerreiro por exemplo; mas encontrará indicações para a construção de um personagem, que use a força física, por exemplo, como principal característica de manifestação da essência divina, o que permite uma diversidade na construção de conceitos, permitindo ao jogador encarnar diversos tipos de heróis que sejam marciais.
Os Caminhos são as trilhas que direcionam, através das características mais desenvolvidas dos personagens,  o pode divino contido dentro de seu espírito e corpo. Funcionam como um foco e não como uma carreira ou classe, estas definidas de acordo com o histórico e o bom senso do jogador e do mestre.
Em caso de personagens que usem "magia" as coisas funcionam da mesma forma, o Caminho é o responsável pela forma que ele manipula e lê o mundo ao seu redor, através dele, se manipula e se concentra os resquícios da energia da eternidade que há dentro e fora do corpo e do espírito propiciando a manifestação de proezas comumente conhecidas como magia.
Cada personagem só poderá escolher um Caminho durante todo a sua Jornada, este caminho proporcionará um conjunto de Dons no decorrer do desenvolvimento do personagem.

Dons, as manifestações dos Caminhos.

Se os Caminhos são focus que o personagem adota para a manifestação dos poderes divinos que ele detém, os Dons são a manifestação dos poderes divinos em ação. Constituem-se   como os instrumentos das grandes proezas que os heróis podem fazer.
Os Dons são extremamente variados e não necessariamente combativos, eles se dividem em dois círculos chamados de heroico e mítico; o primeiro representando o estágio inicial dos Dons e o segundo o estágio avançado. Todos são divididos em três níveis internos que evoluem sem ligação alguma com a quantidade de Jornadas completas. Sua evolução se dá através do comprimento de algumas circunstâncias dentro da experiência do jogo.
Para que um Dom seja devidamente usado é necessário que o Desperto tenha em mãos o seu Artefato, que funciona como um catalizador do poder que está sendo invocado, sem este item os Dons só podem ser usados em seu nível mais básico.


Bom pessoal é isto que eu tenho hoje sobre o jogo Despertos, espero que tenham gostado e por favor não esqueçam de comentar, pois seus comentários são fundamentais para que o jogo tome o direcionamento certo.