sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Perguntas e Respostas sobre Despertos RPG parte 2

Olá senhores e senhoras! Estamos de volta com os posts sobre o RPG Despertos e hoje temos mais uma série de perguntas e respostas sobre como se dá o desenvolvimento, temática e jogabilidade do jogo, espero que gostem e não esqueçam de comentar, então sem mais delongas vamos a elas.



6- Como se definem os poderes, proezas, ou seja capacidades especiais dos heróis do jogo?
As capacidades especiais ou poderes dos personagens dentro do jogo Despertos são chamados de Dons e estes são concedidos através de uma característica chamada Caminho, que é escolhida por cada jogador na criação do personagem, o Caminho engloba uma série de características que se manifestam nos aspectos dos dons, geralmente podendo ser usadas em combate, mas não se restringindo a esse uso. Falando mais sobre as características dos Caminhos e também dos aspectos dos Dons, posso dizer que eles unem uma série de características que delimitam os personagens, sem contudo restringi-los, explicando melhor um Caminho guia um jogador na criação do personagem ajudando-o  definir de que forma ele quer que este manifeste seu poder divino.

7- Como os personagens evoluem?
Os personagens evoluem continuamente durante o jogo, eles não precisam um número de pontos de experiência para sofisticar suas habilidades extraordinárias; contudo, sua demanda até a divindade requer a evolução em dois pontos centrais. O primeiro ponto é o cumprimento da sua filosofia de vida, ou seja, da doutrina do personagem, do seu código para obtenção da divindade, o segundo ponto é o cumprimento de seu objetivo particular dentro da jornada, assim, em Despertos os personagens não precisam apenas acabar a aventura ou campanha, o plot geral, eles precisam resolver todos os seus conflitos pessoais também.

8- Como se resolvem as situações de combate?
Os combates no RPG Despertos são épicos, focados na ação, porém bem mortais. Eles envolvem quatro fatores principais: a Iniciativa; o Poder Ativo; o Poder Passivo e o uso dos Dons. Basicamente a mecânica é rolar um 1d12 somar com o Poder Ativo e comparar com o Poder Passivo do oponente aplicando os Dons se assim for desejado. Posterior a isso, rola-se o dano e se subtrai da Vitalidade do adversário.

9- A narrativa do jogo é compartilhada ou centralizada?
A narrativa no RPG Despertos é relativamente compartilhada, os jogadores tomam a narrativa para si em determinados momentos através de um aspecto particular do jogo chamado Pontos de Milagres.

10- O que os Despertos enfrentam? Quais e como são os seus inimigos?
O Despertos lutam primeiramente contra eles mesmos, contra suas descrenças dúvidas e defeitos, o maior de todos os inimigos, a própria escuridão. Mas, além desse aspecto mais subjetivo os Despertos enfrentam criaturas corrompidas pela sombra do pecado que assola o mundo, são indivíduos e criaturas deformadas pelas forças do mal milenar que resistiu ao sacrifício dos deuses e da eternidade.