quarta-feira, 12 de agosto de 2015

5 Razões que me Fizeram Escolher Jogos Old School




Olá pessoal, estamos de volta com mais um post e desta vez eu apresentarei cinco razões que me fizeram deixar de lado jogos mais robustos e com uma pegada mais épica por RPGs com uma atmosfera mais heroica e  um conjunto de regras dotadas de um espírito old school.

1- Jogos mais Desafiadores

O primeiro ponto que mais me chamou a atenção em jogos old school foi o nível de desafio que é inerente ao conceito do jogo. Eu sempre me incomodei com o efeito super-herói, por vezes quando jogava D&D 3ed. ou D&D 4ed. os personagens mais pareciam saídos das páginas de uma HQ, algo que me frustrava bastante. Em minha opinião, não havia aquilo os ingredientes que tornavam a viagem por um mundo medieval fantástico realmente excitante, pois após alguns níveis o perigo, o medo, a cautela e a coragem davam lugar a bravura insana de heróis que mais se assemelhavam aos heróis de Dragon Ball Z do que aos personagens de Tolkien.

2- Simplicidade e Improvisação de Regras

A carga de poder dos personagens sempre vem acompanhada com uma carga grande de regras que possam sustentá-la e, por favor não me levem a mal, sempre tive dificuldade com a enxurrada de regras, que sempre me impedia de fazer algo que gosto muito que é improvisar alguma mecânica em torno do desejo do jogador. A verdade é que regras muito robustas me travam, principalmente hoje na fase adulta da vida. Como os personagens são mais simples em quesito de regras e poderes, sou mais livre para lidar com eles, assim como meus jogadores também o são na hora de bolar ações dentro do universo que ocorre o jogo.

3- Menos Tempo de Preparação

As regras mais simples permitem algo que valorizo muito, o menor tempo de preparação possível. Quando começo a ler um jogo e percebo que ele requererá de mim uma boa parcela de tempo eu o reprovo pelo simples fato de que nas atuais circunstâncias não poderei dar o que ele precisa para me trazer diversão. Em minha atual campanha, há dias que apenas penso na história e todo o resto flui pelo simples fato de que as regras não carregam grande robustez, apenas o necessário em minha opinião para que uma boa narrativa seja desenvolvida

4- Facilidade para Adaptações

Jogos com uma pegada mais Old School também me permitiram fazer com bastante facilidade algo estimado por todo mestre de RPG: adaptar coisas dos mais variados lugares aos seus mundos de campanha. Um exemplo disso são as adaptações de Kamen Rider e Jaspion que fiz para o Space Dragon.

5- Bastante Material Gratuito

 Por fim, se um dia eu resolver nunca mais comprar material de RPG, mas continuar jogando, eu poderei sem dificuldades já que  parte dos jogos old school podem ser encontrados de maneira gratuita na internet. Além disso, com este tipo de jogo eu fico bem na margem da febre de consumo que às vezes atacam os bolsos dos jogadores de RPG "forçando-os" a comprar jogos que nunca jogarão na vida.


Se vocês gostaram deste post não esqueçam de curtir nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDODERPG