sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DICAS DE RPG: Descanso & Sem Descanso

RPG é um jogo que envolve na maioria das vezes um conjunto de situações de luta ou de perigos que acabam fatigando os personagens (ou assim deveriam) entretanto poucos jogos possuem regras que abarcam a fadiga como um elemento essencial do jogo o que não é  nenhum problema no fim das contas, apesar de que inserir a necessidade do descanso e os problemas trazidos pelo cansaço.

As regras não necessitam ser estruturadas, não se preocupe com elas, a única coisa a ser lembrada é a dinâmica descanso e não descanso. Descanso é uma preocupação que jogadores devem ter, enquanto o não descanso deve ser algo trabalhado pelos mestres. Um aventureiro após oito horas de atividade precisa de descanso, mas é papel do mestre não permitir esse descanso.

Valorizar essa dinâmica é crucial para acrescentar ainda mais a tensão nas aventuras.

Assim, um jogador deve sempre estar esperto em relação ao lugar onde pretende descansar, ele nunca deve esquecer de ser vigilante e observar ao máximo o ambiente ao redor, montar armadilhas com cordões e panelas, dormir perto das armas e mesmo que descansar de armadura não seja viável, manter um escudo por perto é sempre bom. Além disso, estar ligado na temperatura, na fogueira, e caso esteja em alguma masmorra as saídas e as entradas pode significar algumas horas tranquilas de descanso em paz. Descanso também é gerenciamento de recursos restantes, se um jogador esquecer disso, ele deve ser cobrado

Já o mestre precisa utilizar das circunstâncias, do acaso, do azar, dos imprevistos e dos descuidos dos jogadores como instrumentos para a construção do não descanso. Das coisas mais engraçadas as mais tensas tudo pode servir, assim caso o grupo de aventureiros não limpem o lugar onde armaram o acampamento, eles podem se acometidos pelo incômodo de serem mordidos por centenas de formigas vindas de um formigueiro ou mesmo os cochilos preciosos podem ser interrompidos por gritos e ruídos que nada trarão além de uma tensão desgastante para os aventureiros e com isso dificuldades na gerência de recursos.

E antes de acabar este artigo eu gostaria de deixar uma pequena tabela de circunstâncias aleatórias para serem usadas pelos mestres para infernizar os momentos de descanso dos jogadores

Role 1D
Circunstâncias para o Não Descanso
1
A fogueira começa um incêndio
2
Uma forte tempestade alaga o acampamento
3
Gritos são ouvidos próximo do acampamento
4
Um dos leitos é assolado por uma multidão de formigas
5
Mosquitos fazem uma sinfonia irritante nos ouvidos do grupo
6
Predadores sorrateiros atacam


 Até mais!
Se você gostou não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG