sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

DICAS DE RPG: Não Pense em Números

Jogos oldschool e narrativistas possuem uma semelhança que me agrada muito. Nenhum desses gêneros se importam demasiadamente com números, obviamente que isso ocorre por motivos diferentes e até conflitantes em alguns casos.


No entanto, para jogadores que estão mais habituados com jogos que dão uma maior valorização aos números costumam ir com este mesmo espírito para outros tipos de jogos. Como tenho mais experiência com jogos oldschool terei eles em mente no resto do artigo.


A primeira razão para deixar de pensar em números é que este não é a grande razão de jogarmos RPG. Viver uma aventura também inclui o tempero de encarar um mundo que é bem maior do que qualquer um individualmente e em alguns casos isso pode significar encarar um mundo realmente ameaçador que surpreendem nossos personagens de muitos modos. Em uma frase: Seu personagem não está preparado para tudo no mundo ou não deveria estar.


A segunda razão é que você nunca estará 100% preparado para o que o mestre está planejando e se ele realmente estiver disposto a "quebrar" você ele o fará porque os desafios são coordenados por ele, mas temos que lembrar que ao menos idealmente o RPG é um jogo de interpretação de papéis e de contar histórias não de gato e rato entre jogadores e mestre.

 A terceira e última razão é que se a preocupação do jogo for com números, seja quais forem, o que era para ser um jogo de contar histórias, uma oportunidade de experimentar outros mundos e seus perigos se transforma simplesmente em um vídeo game de papel onde passar de nível, reunir moedas, itens mágicos e descobrir as estatísticas dos monstros se torna a prioridade e isso pode até parecer divertido ou ser divertido por uma sessão ou duas, no entanto perderá brevemente a magia, pois porque imaginar um jogo analógico de vídeo game se posso passar as horas jogando um jogo eletrônico de verdade?

Então esqueça os números, encarne o papel, role dados e mergulhe na história.

Por hoje é só!
Se você gostou não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG