sexta-feira, 1 de julho de 2016

5 Dicas para continuar a jogar RPG na vida adulta

Olá senhores e senhoras, voltamos com mais um post e dessa vez trataremos de uma ferida que já levou muitos amantes do RPG para a inanição lúdica: A vida adulta.



Como todos sabemos amadurecer traz grandes poderes, mas também grandes responsabilidades e isso significa geralmente menos tempo para hobbies que necessitam de dedicação como é o caso do nosso amado jogo. No entanto, como muitos de nós não desejamos parar de jogar eu preparei algumas dicas que podem facilitar a nossa vida no quesito gerenciamento de tempo.


1- Jogos que necessitem de pouca preparação

Quando pouco tempo está em jogo o melhor é otimizá-lo de todas as maneiras possíveis, assim uma das  minhas estratégias tem sido investir em jogos que me permitam horas de diversão sem grandes horas de preparação, essa característica também tem sido um dos critérios para as mecânicas dos jogos que estou criando, a ideia por trás disso é muito simples: Eu quero um jogo que eu possa jogar/ narrar mesmo que eu não tenha preparado absolutamente nada para a sessão. 


2- Jogue via internet

Muitas vezes marcar encontros presenciais é difícil ou mesmo impossível se por um motivo ou outro você acabou se mudando para longe de seu grupo e está até o momento com dificuldades de achar outro. Se este for o seu caso, talvez o melhor seja jogar via internet, seja através de plataformas especializadas nisso ou mesmo via Skype, essa opção inclusive foi a que me salvou uns meses atrás e também me oportunizará jogar um campanha de A Lenda dos Cinco Anéis brevemente. 

3- Mantenha-se em mais de um grupo

Esta é uma outra opção que estou adotando, manter-se em mais de um grupo permite manter uma periodicidade  de jogo invejável, além disso permite que você não apenas mestre ou jogue, mas faça ambos o que é de certa forma uma bênção, atualmente por exemplo estou com três grupos, um quinzenal com amigos da faculdade, onde mestro o Espadas & Punhais, um que possivelmente será quinzenal também onde jogarei e outro mensal onde também mestro o que nos leva diretamente ao próximo ponto.

4- Torne as sessões mais curtas e/ou o intervalo de uma sessão para outra mais longo

Se todos tem muitos compromissos nessa vida corrida, uma outra solução que achei foi espaçar o intervalo de tempo de uma sessão para outra, assim se torna mais fácil que elas ocorram e que todos se preparem para jogar, evitando as faltas. Em outros casos, tenho mantido sessões mais frequentes, no entanto, elas se tornaram mais objetivas e curtas o que tem permitido a todos dedicar-se tanto ao RPG quanto a outros compromissos em um mesmo dia. 

5- Frequente eventos de jogos de RPG

Por fim, outra saída mais descompromissada são os eventos de RPG, eles permitem que possamos jogar ou mestrar diversos jogos, fazendo com que o marasmo de dias e dias sem jogos possam ser apenas um pesadelo ilusório e nada mais, além disso, eles propiciam a formação de uma rede de contatos e a frutificação de novas amizades, o que ao seu tempo podem acabar frutificando em um novíssimo grupo de RPG.

Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG