quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cenas Memoraveis

Olá meus queridos 1d4 leitores estou aqui para falar sobre uma das coisas mais legais de uma sessão de RPG, as cenas memoraveis. Momentos que ficam marcados no coração de todos os jogadores que fizeram parte do acontecido e que elevam a fama dos personagens a patamares capazes de trespassar as brumas do tempo e do espaço.
Pensando nesses  pontos resolvi  escrever este post para ajudar meus queridos aliados de jogo a fazerem de suas cenas fatos dignos de serem lembrados, acho que a primeira coisa a ser pensada quando queremos transformar um evento em algo para ser recordado em dias de confraternização é refletirmos o que para o nosso grupo pode se tornar algo impactante ao ponto de fazer com que todos levem a lembrança para suas vidas.
A melhor forma de perceber tais coisas é prestar atenção nos gostos pessoais de cada um dos jogadores primieramente, do que eles gostam? cenas de extrema ação? uma conversa tensa cheia de blefes e chantagens? Cenas trágicas ou de um alto nivel de terror?
Atentado a isso é chegado o momento de trabalhar a atmosfera, pois saber os maiores interesses dos seus jogadores não é obastante é necessário saber também as motivações, gostos e desgostos dos personagens, com um conhecimento profundo nesta área você pode orquestrar evento ao gosto dos seus jogadores e que além disso vai afetar os seus personagens, resumindo não é só preciso construir um muro no meio de uma trilha é necessario que este tenha uma bela pintura para  que as pessoas que o vejam nunca mais se esqueçam dele.
Contudo, isso ainda não é o bastante não adianta juntar estes dois elementos se não haver uma caracteristica que possa chamar ainda mais a atenção de seus jogadores, mas que ingrediente seria este? Já temos quase tudo mas se não houver uma representação(não no sentido teatral), ou melhor uma impolgação nas cenas narradas nada que foi pensado vai adiantar, por isso para mim uma cena inesquecivel é dotada de uma bela e  atraente descrição, além de uma dinâmica bem construida, algo semelhante aos livros ou aos filmes, estes por si são um ótimo exemplo de cenas para ficarem guardadas na memória, um mestre que não interage que simplismente fala em um mono tom de voz ou que não traz nenhuma gracinha do tipo caretas, se levantar da mesa ou uma interpretação incrivel, com descrições de tirar o fôlego pode frustrar o que deveria ser uma cena memoravel.
Outra coisa que pode trazer um bom rendimento para as cenas são efeitos visuais, cartas, objetos trilhas sonoras, miniatura detalhadissimas e mapas parecendo terem vindos da idade média e renascentista, isso ajuda queé uma beleza, fazendo com que os mais criativos voem em suas imaginações e deixando os mais céticos ligados e integrados.
Para finalizar vai uma dica sobre interpretação, está ai um dos grandes ingredientes para cenas memoraveis, se você e seu grupo gostar de interpretações a moda live action, então eu garanto que esta é uma ótima oportunidade de vocês transformarem suas cenas de interação em cenas inesqueciveis e memoraveis, bom por enquanto é isso aguardem as proximas postagens e até breve.