segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Campanhas que Morrem e Não Chegam ao Fim

Esse é mais um dos assuntos que considero super delicado na vida de qualquer mestre de RPG, porque todos os mestres que eu conheço já passaram ou ainda passam pela dolorosa situação de ter suas historias esquecidas no limbo, encerradas bruscamente sem um final decente, ou nos casos mais graves, que na minha ótica são maioria, sem nem sequer chegarem ao final.
Pois bem, isso também ocorre e já ocorreu comigo, desde que eu tive a ideia de criar um blog eu tento levar para frente uma campanha no meu cenário particular, eu até já postei alguns relatos aqui no blog.
Mas, eu nunca consigo acaba-la o plot da campanha eu criei já faz um ano, mas sessões sobre ela acho que tive apenas quatro ou cinco sendo que estas equivalem a apenas dois episódios de uma campanha que deveria ter como derradeiro desfecho uma batalha épica, mas  o grupo se desfez os problemas da vida inundaram minha vida e também a vida de alguns jogadores, fazendo com que se tornasse impossível nossos encontros e conseqüentemente nossos jogos, assim minha história adormeceu.
Estou pensando em voltar a mestrar e reunir um grupo, que provavelmente será pequeno, e então veio-me a mente que eu poderia continuar a minha campanha,pois acho que ela merece um final, mesmo que não seja com o mesmo grupo de amigos e personagens, afinal se a ficção imita a vida o mundo do rpg também.
O que eu estou querendo dizer é que não é necessário voltar a campanha para o começo( ao menos no meu caso) ou começar outras, existem janelas na historia assim como na vida que possibilitam uma troca de protagonistas, para não ficar tão abstrato vou dar o exemplo de minha campanha.
Os personagens tinha como missão resgatar um príncipe a mando de uma organização política que queria devolver a este seu trono  usurpado por um de seus conselheiros, mas   o grupo de jogadores se desfez antes da conclusão, contudo eles faziam parte de uma organização grande que esperava deles respostas e informações de como andava a missão, se vocês forem atentos nessa pequena frase já podemos perceber a janela para uma boa continuação sem grandes alterações na trama, ou seja, com a falta de informações um novo grupo é mandado para levantar noticias dos antigos heróis.
Se os primeiros heróis não completaram sua missão ( leia-se a campanha foi interrompida pelos motivos da vida) fica na responsabilidade do novo grupo completa-la ( leia-se salvo minha campanha antiga introduzo novos jogadores sem romper com o que já foi feito).
O que eu quero mostrar é simples, um elemento de ligação pode salvar uma historia, claro é bom lembrar que isso não funciona sempre,mas comigo já funcionou e espero que dessa vez funcione :P, espero que com esse pequeno post eu tenha dado algumas dicas e ideias para esse problema que considero tão grave e tão discutível.Espero os comentários de vocês um abraço e até breve!