terça-feira, 31 de julho de 2012

Você Sabe o que é Fantasia Científica ? Parte 1



Olá pessoal tudo bem? Estamos nós aqui de novo para falar de um assunto bem interessante que só a pouco tempo resolvi me aprofundar, trata-se da fantasia científica, que também pode ser chamada de  ficção científica fantástica, um subgênero da fantasia que pode ser visto em Star Wars e John Carter e que vai ser tema do novo jogo do Monte Cook ( leia isso aqui no blog dele).
Fantasia Científica trata-se de um conceito que lida com tecnologia em um nível tão sofisticado que ela mais parece magia, como Arthur C. Clarke celebremente escreveu "qualquer tecnologia avançada é indistinguível da magia".
Em mundos de ficção científica fantástica, a ciência tem como matéria prima a impossibilidade, além disso, ela explica efeitos, coisas e características que poderiam ser explicadas sem nenhuma dificuldade pela magia e misticismo.
A tecnologia em um mundo criado nos moldes da fantasia científica é tão maravilhosa quanto a magia em mundo de fantasia tradicional, a mudança é sentida principalmente pela estética, pela nomenclatura e pelas abordagens na explicação dos efeitos que ela traz. Saem os anéis entram os dispositivos, saem os portais de teletransporte entram as pulseiras e coisas afins.
Não há então uma diferença efetiva entre a fantasia tradicional e a fantasia científica, pois as duas lidam com o impossível, contudo há um contraste na atmosfera, na forma e no universo que se pretende evocar.
Para jogos de RPG as possibilidades são bem interessantes e inclusive pouca coisa precisa ser mudada no tocante a mecânicas, principalmente se falarmos de jogos de fantasia medieval como o D&D, as mudanças seriam feitas quase que exclusivamente no cenário,excetuando-se regras para gravidade por exemplo, permitindo assim, que um jogo pensado para fantasia medieval torne-se fantasia científica. As magias podiam ser facilmente convertidas em efeitos tecnológicos e  em relação as armas e armaduras, se não me engano há no livro do mestre da 3.ed algumas estatísticas sobre equipamentos futuristas. Ainda temos o recente Space Dragon que pode servir de suporte para aventuras desse gênero.
Tudo que encontramos na fantasia tradicional podemos encontrar na fantasia científica. Podemos ter exploração de ruínas, itens extraordinários, impérios e criaturas horrendas. O céu é o limite para a imaginação.
No próximo post trataremos dos subgêneros da fantasia científica, mas antes disso, espero a opinião de vocês nos comentários. Então o que vocês têm a dizer sobre ficção científica fantástica?