Comecei recentemente uma campanha despretensiosa com alguns alunos e alunas - elas são maioria inclusive - na escola que eu trabalho. O grupo nunca havia jogado, então, eu elaborei algumas fichas prontas e partimos para o jogo. A campanha é episódica sem qualquer grande história. Os personagens fazem parte de um grupo de aventureiros mercenários que buscam seu sustento provando suas habilidades e resolvendo problemas enquanto tentam sair vivos das aventuras. Simples, prático e sem grandes aprofundamentos.
Na primeira aventura, que transcorreu em três sessões de mais ou menos uma hora, os personagens estavam em Vila Sálvia e precisaram investigar o desaparecimento dos jovens do lugar. Conforme as investigações iniciais, o grupo descobriu que os jovens seguiam em direção a uma pequena floresta, conhecida pela sua aparência insólita e mágica. Dispostos a resolver o mistério o mais rápido possível e conseguir a recompensa, os aventureiros se enveredaram pela árvores brancas, encontrando rastros que os levaram até as ruínas de um palácio.
O palácio em ruínas pertencia a alguma criatura poderosa, uma espécie de nobreza feérica. De posse dessa informação, o grupo aumentou a vigilância, mas isso não foi o suficiente para que eles não acabassem sendo pegos de surpresa por um monstro árvore. Após o combate, eles descobriram uma sala oculta e lá uma medusa espancada que contou-lhes a história sobre uma fada enlouquecida, a responsável pelo seu estado. Diante da história, o grupo cura a medusa e estabelece uma aliança frágil com a criatura para enfrentar a fada, que, eles supõem, está por trás do desaparecimento dos jovens da vila.
Após mais algum tempo de exploração e algumas armadilhas, o grupo percebe que a medusa não é confiável e tenta atacá-la de surpresa, porém, a criatura com as forças restabelecidas se mostra um desafio impiedoso, petrificando vários dos aventureiros. Os sobreviventes empreendem fuga e, perseguidos pela medusa, acabam por encontrar a sala onde a fada estava, cuidando de estranhas árvores, na verdade, os jovens da vila sendo transformados em árvores como parte de um ritual para reverter a petrificação de seu pobre filho.
No meio da confusão instalada, a fada acaba matando a medusa e o grupo, temeroso pela sua própria vida, resolve tentar negociar uma solução pacífica para a situação dos reféns que lentamente estão sendo transformados em árvores. A negociação fracassa e, de forma oportunista, o grupo de aventureiros resolve atacar a fada, crendo que matá-la reverterá a situação dos jovens da vila.
Por sorte, os golpes dos aventureiros foram mais rápido que a reação da fada que acaba morrendo. No entanto, para infelicidade dos aventureiros o ritual não é revertido e as pessoas transformadas árvores não voltam ao normal. Diante da vitória agridoce, os aventureiros agora precisam decidir o que farão.
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