quinta-feira, 2 de junho de 2011

Colaboração d'O Bardo - Grupo Overpower? Pedras na boca deles!

Seu grupo usa os músculos para tudo? É tão poderoso ou habilidoso com as regras que nada mais é um desafio? Isso tem solução? Pode ser que sim.

O texto de hoje originalmente ia falar sobre o apelo visual nas partidas de RPG, mas resolvi jogar esta postagem para frente e escrever outra coisa. Por conta de uma situação que aconteceu comigo recentemente, me peguei pensando sobre dificuldade e facilidade de realização. Fiquei os últimos dois meses lendo o livro A Casa Verde, de Mario Vargas Llosa, um escritor peruano (ganhador do último Nobel de literatura), a leitura, sem favor nenhum, mais difícil que me deparei até hoje, mais difícil até do que Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Pois bem, terminei a bendita Casa Verde e comecei a ler outro livro do mesmo autor, Elogio de Madrasta. E daí? E daí que eu li metade do livro em um dia. E, mais uma vez, daí? E daí que depois de um momento de dificuldade extrema, quando passamos a situações normais, estas parecem mais fáceis do que eram a princípio. E isso tudo pode ser aplicado no RPG.

A situação é a seguinte, o grupo está muito poderoso/suas habilidades combinadas não dão chance a qualquer inimigo/os jogadores são muito habilidosos com as regras daquele sistema, isso pode tornar as partidas chatas, pois todos os problemas são facilmente contornados com habilidades bem escolhidas ou com a própria força bruta. O que fazer? Marcelo Cassaro, o “Paladino”, chama isso de método Demóstenes (quem quiser entender o motivo, busque quem era este orador grego que o nome fará sentido), basicamente consiste em tornar as coisas um pouquinho mais difíceis para seus intrépidos jogadores. Isto pode ser feito de duas formas, confrontando inimigos e desafios muito além ou diminuindo os poderes dos personagens.

Cortando a mandioca pela raiz

Nesta situação, os jogadores não terão disponíveis aquelas habilidades que sempre resolvem os problemas. Por exemplo, no 3D&T, Vantagens como Genialidade, Memória Expandida, Riqueza e Perícias completas serão simplesmente vetadas. Em D&D, permita apenas personagens de primeiros níveis joguem, com atributos cruelmente sorteados. Armas mágicas? Jamais. Feitiços? Limitadíssimos.

Caindo no meio dos leões

Outra opção é atirar os PJs em um jogo onde a coisa mais fraca, de longe, são eles. Nestes ambientes, o mais fervoroso advogado de regras verá seu combo, cuidadosamente calculado, ser ignorado por todas as criaturas que ele enfrente.

O que se espera que aconteça

No momento em que os jogadores começam a ver que a força bruta não resolve mais absolutamente nada, procurarão soluções criativas. Em vez de apelar para os músculos, buscarão no role-play e na criatividade suas respostas.

Qual o perigo

Este método, se mal aplicado, pode arruinar um grupo, simples assim. É mais uma daquelas variáveis que podem tornar um grupo forte ou acabar de vez com ele. Tudo depende da habilidade do mestre em aplicar e avaliar o momento para usar o método.

Não esqueçam de acessar As Crônicas do Bardo Acorde!

Bena

2 comentários:

  1. E aê Benaduce,

    Muito instrutivo!

    Pessoalmente, aquela anedota de DM que diz: "Jogador perspicaz é Narrador jogando", é uma constante em minhas mesas.

    Minha experiência mostra que jogadores PRO, overpower e"combeiros" sabem muito bem utilizar as estatísticas de seus personagens, mas a influência político-social dos mesmos é um assunto da esfera do "role-play", e essa é a fraqueza desses matemáticos.

    Incriminar, amaldiçoar e enganar são de fácil aplicabilidade em jogos com grupos overpower. Exemplos: Eles fazem pedidos para qualquer item/criatura que possua a magia desejo e que passe pelo "detectar o mal", tomam posse de qualquer item mágico, recebem de braços abertos no grupo qualquer puxa-saco de nível inferior ao deles...

    Não importa o quanto de força bruta o grupo possua, se o vilão for tático no mínimo ele nunca será encontrado. (Quando eu falo de força bruta não estou me referindo apenas aos combos de dano, também incluo nessa categoria combos com magias de adivinhação, transporte planar e etc...)

    Bom, acho que o meu comentário poderia ser resumido em: "Estou de acordo!".

    até +

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  2. De fato ótimas dicas para um melhor controle de grupos overpower, por que sinceramente não existe coisa pior do que jogador apelão

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