Pular para o conteúdo principal

Chuvas e Tempestades Aliados dos Mestres

Olá pessoas que acompanham o blog!Escolhi como tema de nossa conversa a chuva e as tempestades, isso se deu pela razão de que aqui em Recife tá chovendo muito, o que tem digamos causado alguns contratempos para mim e muitos transtornos para pessoas que vivem em situação de risco( gente se tiver como ajudar essa galera não esqueçam), outro motivo que me levou a escrever sobre o assunto foi minha noiva, a qual me alertou sobre a periculosidade desse fenômeno. Diante disso pensei será que nós mestres exploramos bem as desvantagens concedidas pela chuva?
Quando me deparei com essa minha reflexão cheguei a uma conclusão negativa, até a pouco tempo eu não tinha parado para pensar como a chuva pode ser um inimigo formidável e apesar de ter isso já em mente nunca usei, entretanto neste post me propus a pensar no assunto e as boas ideias nasceram.
Como falei a pouco a chuva não pode ser atacada e consequentemente seus inofensivos ataques não podem ser defendidos, resumindo ninguém que está numa viagem para buscar a pérola do deus dos dragões ligará para uma chuva que está encharcando suas coisas, no entanto o mestre pode mudar isso.
Para começar água demais pode estragar a preciosa comida que o grupo leva, os pergaminhos do mago, e aquela carta recebida pelo grupo para ter acesso a uma importante cidade e nada poderá ser feito pelos jogadores, exceto talvez para naquela casa velha de frente a estrada de onde sai um péssimo cheiro.
Outra coisa interessante que a chuva pode trazer é doença, os personagens se ficarem expostos ao frio por muito tempo estando eles molhados podem pegar pneumonia ou bronquite, o que acarretará sérios problemas se não houver uma porção de cura ou um clérigo com uma magia de curar doenças. 
Entretanto, as coisas ainda podem piorar ainda mais se por ventura os jogadores estiverem em um combate, pois a chuva pode trazer algumas penalidades para seus personagens, se eles estiverem muito tempo levando chuva pode-se aplicar uma penalidade pelo peso das roupas, do desconforto ainda maior da armadura molhada, o que ainda podemos unir a uma bela penalidade por visualização e por ultimo estabelecer o terreno como terreno acidentado. Mestre não esqueça de escolher para o encontro monstros certos que não recebam tanta penalidade pela chuva e sejam moveis e também não esqueça não amplie os poderes dos monstros nestas condições não é necessário, se quiser manter o grupo vivo use monstros abaixo do nível deles.
Ainda podemos usar como cartada final o frio causado pelo corpo molhado, sinceramente eu não sei se causaria uma morte, acho que não ( se alguém souber se sim ou não deixa a resposta nos comentários blz?) , no entanto é muito incomodo lutar sentindo frio e estando molhado, por isso senhores e senhoras eu acho que cabe mais uma penalidade pequena, o que juntando com as outras circunstâncias é um grande estrago.
Espero que minha reflexão ajude e espero também que vocês deem muito trabalho para seus jogadores e os faça entender porque lutar em tempos de tempestade pode trazer a morte de um grupo de aventureiros mal preparados para tais situações.

Obrigado pela visita e espero os comentários!