Pular para o conteúdo principal

Caixa de ideias: Despertos RPG, Pontos de Poder e Pontos de Milagres

Olá pessoal! Hoje estamos fechando a série de posts temáticos que tratam do RPG Despertos, antes de começarmos a falar sobre os pontos que separei hoje, quero dizer que para disponibilizarmos o play test falta pouco, apenas o término do último Dom de um dos Caminhos e a tabela de evolução dos personagens, terminado esses detalhes o play test será diagramado e posteriormente disponibilizado.
Mas, voltando ao que interessa, os temas desse post serão dois aspectos fundamentais do jogo, os pontos de Milagre e os pontos de Poder, ambos ferramentas essenciais para os testes dentro do jogo, bem como, para situações que envolvam cura, ressurreição e re-testes.
Imagem oficial do jogo Despertos, por Érika Ferreira 


Pontos de poder, a força e a defesa de um desperto

Os pontos de poder constituem-se como a força da essência divina, simbolizam a fé na na origem celestes dos personagens, também representam  a capacidade de atacar e se defender das criaturas pervertidas pelo Pecado e pela Escuridão . Poder  é definido por dois valores um passivo, que é usado para se defender, e outro  ativo usado para atacar. O Poder Passivo é determinado através da soma do Poder Ativo mais seis; enquanto o Poder Ativo é determinado através de uma divisão de pontos, que também define os pontos de Milagre, em outras palavras, uma quantidade X de pontos deve ser dividida entre Milagres e os pontos de Poder.
Os pontos de poder são invocados geralmente nos combates e agem na maioria das vezes em conjunto com os Dons propiciados pelos caminhos; mas, eles não se limitam a isso, pois  funcionam tanto como uma defesa dentro do combate, como fora dele, em situações que envolvam perigos de outro caráter, como quedas, venenos e coisas do tipo.

Pontos de Milagres, o poder de intervir no mundo

Pontos de Milagres sevem para modificar as situações dramáticas ao seu favor, literalmente alterando seus destinos e intervindo no mundo, eles são as dádivas mais poderosas que um Desperto pode manifestar, pois permitem a cura de ferimentos e a tomada da narrativa pelo jogador, além do re-teste em qualquer situação. Os pontos de Milagres servem para descentralizar a narração  e permitir que os heróis dos jogadores protagonizem cenas verdadeiramente épicas. 
Os personagens recuperam seus pontos de Milagres depois dos Marcos da História, que nada mais são do que, momentos  importantes da narrativa que  tiveram a participação fundamental do personagem em questão. Ficando a critério do narrador definir quantos Marcos da História há em sua aventura ou se sua própria aventura é considerada como o Marco da História que a campanha representa.
Apesar dos usos diversos os pontos de Milagres  têm uma mecânica simples, para usá-los o jogador só precisa declarar antes de sua ação ou depois dela o uso de um ou mais pontos, entretanto o uso dos pontos de Milagres não pode ser feito na ação de outro jogador.


Bom pessoal, por hoje é só espero que tenham gostado e por favor não esqueçam de comentar.