Pular para o conteúdo principal

Perguntas e Respostas sobre o RPG Despertos Parte 1

Olá pessoas! Hoje estamos trazendo um post especial com notícias e também com perguntas e respostas sobre o jogo de RPG do blog, chamado Despertos RPG. Como primeira notícia, está a novidade da página exclusiva que o desenvolvimento do jogo ganhou aqui no blog, a partir de agora será muito mais fácil acompanhar o seu progresso, além disso, tenho que dizer que o play test está todo escrito e quase finalizado, apenas faltando umas tabelas, a capa e a revisão do texto, o que permitirá sua publicação no começo de janeiro no mais tardar. 
Bem, com as notícias dadas vamos as perguntas e respostas, algumas trazidas por amigos e companheiros de blogs e outras pensadas por mim, espero que gostem e não esqueçam de comentar!
Portfolio
Desenho por Roger Vieira

1- Qual a temática do jogo?

A temática do jogo é simples, trata-se de um jogo voltado ao heroísmo mítico, que tem como personagens centrais seres mortais que se descobrem descendentes de deuses antigos não mais existentes. Tais seres mortais manifestam grandiosos dons que os permitem grandes feitos, por sua vez, esses seres são a única esperança do mundo mortal conhecer novamente a eternidade perdida no falecimento dos antigos deuses.
A ambientação do jogo preza por uma atmosfera bem diferente da perspectiva apresentada por D&D, entretanto, não se afasta dos moldes da fantasia medieval tendo como principais influências gráficas os contos de fadas.
Apesar disso, nada impede que as histórias sejam contadas em outras ambientações divergentes daquela evocada pelas ilustrações do livro, Despertos RPG é adaptável e permite assim  a construção de histórias em diversas ambientações e climas, contanto que estas contem as aventuras de seres que inusitadamente se descobrem heróis de ascendência divina.


2- O jogo foca nos personagens, jogadores, na narrativa ou na história?

Sobre o foco do jogo o que podemos afirmar é que ele tem de tudo um pouco, os jogadores são colocados para pensar, os personagens e suas características, não apenas no sentido de regras, são importantes, a narrativa é alimentada a todo momento graças a simplicidade do jogo e a história é crucial, pois através dela os personagens alcançam a divindade.
Sendo assim, ao meu ver o jogo tem dois eixos principais sendo estes a história e a narrativa, falo isso pois é através da narrativa que as aventuras e campanhas se desenrolam juntamente com a trama, por sua vez, é através da história, construída na narrativa, que tanto jogadores quanto personagens evoluem.

3- O jogo Despertos RPG é indie, old ou new school?

Não sei onde o jogo se encaixa, pois ele tem elementos das "três escolas", o mestre tem a palavra final em relação as regras que são simples, algumas partes do jogo são mais estruturadas e rígidas outras apelam para uma narrativa mais exótica, enfim foi um jogo construído com bastante influências dentre elas o D&D 4ed.; Os jogos Storytaller, Old Dragon, CODA, Terra Devastada e muito mais.

4- Existem classes e raças no jogo?

Não existem Classes nem raças no jogo, ao menos não no sentido de D&D, obviamente seu personagem tem ou tinha alguma ocupação, bem como, poderia ter uma aparência exótica, mas isso não implica em mudanças ou vantagens nas regras, apesar de se essa for a vontade de todos o mestre pode fazer isso. No lugar das raças nos temos o próprio conceito de Despertos, que nada mais são do que mortais descendentes de deuses; e no lugar das classes temos os Caminhos, que são trilhas disciplinares seguidas pelos personagens que os permitem manifestar uma gama de dons.
5- Existem atributos e perícias?

Também não há no jogo Despertos atributos ou perícias como em D&D e suas edições mais recentes, Os personagens detém uma outra série de mecanismos que permitem por exemplo o ataque e a defesa, além de um valor inicial pré- determinado para sua saúde. Pode-se dizer que o equivalente aos atributos em Despertos RPG são as Virtudes, as qualidades espirituais que cada um dos personagens carrega e podem ser usadas em situações específicas; em relação as perícias sua equivalência são os talentos, que assim como as Virtudes podem ser usadas em situações específicas permitindo um pequeno bônus nas jogadas, como  as perícias os talentos representam aquilo de mundano que o seu personagem sabe fazer.