Olá pessoal! Estamos de volta com as entrevistas, pois nós estamos na temporada das entrevistas aqui no Falando de RPG. Hoje, nós traremos algumas dicas de mestre com um cara muito boa praça, o Franciolli Araújo do Forja RPG. Então, sem mais delongas, vamos as suas palavras.

1-
O QUE É FUNDAMENTAL PARA ESTABELECER UMA BOA CAMPANHA?
Eu acho
que uma boa campanha precisa ser desenvolvida a partir de uma base
comum criada pelos jogadores e o mestre do jogo. Quando fica a cargo
do mestre criar tudo sozinho, a campanha pode até ficar boa, mas
quando os jogadores ajudam a construí-la, eles sentem-se mais
impelidos a contribuir para o seu andamento e manter a atenção dos
jogadores voltada para o universo ficcional eu considero fundamental.
2-
QUAL É SEU MÉTODO PARA EVITAR INCOERÊNCIAS DURANTE O
DESENVOLVIMENTO DA HISTORIA DAS AVENTURAS?
Hoje em
dia eu costumo fazer reportes das sessões, seja em um blog (confira
alguns no ForjaRPG), seja escrevendo-o em velhos pergaminhos, mas eu
sempre fui muito bom em lembrar-me dos detalhes de uma sessão. Hoje
seria capaz de continuar facilmente duas campanhas que terminaram a 7
anos e 2 anos sem nenhum problema, mesmo sem registros, mas aconselho
fortemente a criação de reportes, seja na forma de uma wiki ou
qualquer outro tipo de registro.
3-
EM RELAÇÃO AO ENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS COM A TRAMA, QUAIS SÃO
OS SEUS MACETES PARA INSERI-LOS CADA VEZ MAIS NA HISTÓRIA?
A
campanha/aventura precisa ter elementos que realmente façam com que
os personagens se interessem, senão eles não se importarão muito
com a história sendo contada. Quanto mais eles sentirem que a
história é sobre os seus feitos, que eles estão REALMENTE ajudando
no desenvolvimento de uma história, mais eles se sentirão atraídos
para a luz.
Faça com
que eles sintam que seus personagens fazem a diferença e eles
imergirão facilmente no jogo.
4-
VOCÊ UTILIZA DE NARRAÇÃO COMPARTILHADA? SE SIM , ESTA FERRAMENTA
TRAZ AO SEU JOGO MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS JOGADORES?
Eu gosto
de narrativa compartilhada, mas nem todos os jogadores sentem-se
confortáveis com isso (por incrível que possa parecer) e estou
aprendendo a lidar com isso. Então, nem sempre a narrativa
compartilhada é uma solução para garantir maior participação dos
jogadores, a menos que todos desejem esta ferramenta narrativa em sua
mesa, procure outra solução para integrar os jogadores.
5-
AO PERCEBER UMA POSSÍVEL FALTA MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS JOGADORES
QUE ELEMENTOS VOCÊ USA OU JÁ USOU DENTRO DA NARRAÇÃO PARA
DESPERTAR O INTERESSE?
O melhor
elemento para corrigir falta de motivação em uma mesa de jogo é
perguntar aos jogadores o que está acontecendo. Diálogo. É sentar
e discutir a relação.
6-
COMO VOCÊ ENCARA O USO DE ACESSÓRIOS (MAPAS, GRIDS, OBJETOS..) NAS
SESSÕES DE RPG?
Acho bem
normais e uso estes recursos desde quando comecei a jogar o D&D
da caixa vermelha. Algumas pessoas se esquecem, mas o RPG começou
assim. Os grids ajudam muito em RPGs com sistemas definidos de turnos
(como a maioria deles), mas não são aconselhadas em RPGs como o
Dungeon World por exemplo, que tem sua ação focada na ficção e
não em regras.
7-
A ORGANIZAÇÃO DURANTE UM JOGO DE RPG É EXTREMAMENTE NECESSARIA,
POR ISSO FALE ALGUMAS DICAS DE COMO VOCE ORGANIZA OS MATERIAIS DE SEU
JOGO (FICHAS DE PDMS, ANOTAÇÕES DOS PDJS...)
Alguns
RPGs requerem que o mestre dedique uma grande quantidade de tempo
preparando a aventura. Hoje em dia eu preparo, mas muito menos do que
a alguns anos atrás. Talvez seja fruto da experiência ou da pura
falta de saco de debruçar-me diante de um gerador de fichas e criar
um monte de coisa que pode acabar nem sendo usado.
Como já
li muitas vezes em muitos bons artigos, os jogadores sempre vão
fazer coisas inesperadas que transformarão toda a sua preciosa
preparação em lixo. Isso é normal, já me frustrei muito com isso
e hoje preparo menos.
Se os
personagens estão andando por um determinado local e encontram
alguma coisa eu simplesmente corro no livro dos monstros e uso as
estatísticas ali. Só costumo preparar a primeira aventura, o resto
vai se desenrolando na base do improviso lógico.
8-
AINDA EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE AVENTURAS E CAMPANHAS, VOCÊ
GERALMENTE OBEDECE UMA ESTRUTURA MUITO PLANEJADA OU PREFERE
IMPROVISAR? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA E EXPLANE EM POUCAS PALAVRAS SEU
MÉTODO.
Como eu
disse anteriormente, só planejo a primeira aventura. Todo o resto
fica em sandbox para os jogadores. Eles fazem o que quiserem, onde
quiserem.
Em
relação a estruturação da campanha/aventura, a menos que deseje
narrar uma aventura na qual os jogadores serão guiados pelo mestre,
planeje apenas plots gerais e deixe as coisas acontecerem. Quando
mais flexibilidade melhor, mas lembre-se sempre que para toda ação
existe uma reação.
Seja
coerente com as ações dos personagens e suas consequências e você
terá uma boa estrutura para campanha/aventura.
9-
PARA VOCÊ O QUE É SER MESTRE E O QUE TORNA BOM?
Ser capaz
sentar-se em uma mesa (mais habitual) com um grupo de amigos (ou
completos desconhecidos) e contar uma história na qual TODOS se
divirtam. Conhecer as regras do jogo que está jogando é
imprescindível, mas não para o mestre do jogo. Se alguém entre os
jogadores (pressupondo que todos são honestos) conhecer as regras, o
mestre pode contar a história e alguém encarregar-se do sistema. Já
vi este casamento funcionar muito bem.
A
diversão é o objetivo final, sempre!
10
DEIXE UM RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG FALANDO DE RPG
Jogar RPG
é um exercício social muito prazeroso e que recomendo a todas as
pessoas em todas as faixas etárias. Brincar de faz de conta embasado
por regras é fantástico e estimula o gosto pela leitura e já
ajudou muita gente a motivar-se a aprender outros idiomas.
O jogo é
uma excelente forma de fazer amizades e compartilhar momentos
emocionantes, cheios de aventura, vitórias e glórias (desventuras,
derrotas e inglórias também), mas tudo isso no conforto de nossos
lares (ou locais de convenções), ou junta-se a grupos que vem
contando as fantásticas histórias através de vídeo conferências.
Aproveitando
para fazer um jabá, leiam o ForjaRPG (www.forjarpg.net)
onde falamos MUITO sobre RPGs.
muito bom, alem do mesmo sobrenome, gosta de RPG
ResponderExcluirrespondendo a 8ºquestao
ResponderExcluirsigo de forma simples
ou seja
eles são livres para fazerem escolhas quais sejam porem serão sempre prisioneiros de suas consequências
e sigo dessa forma.
Ótima resposta, sigo o mesmo princípio
ExcluirMuito bacana a colocação das perguntas e respostas, resume o significado de ser um mestre da mesa e o quanto é importante a diversão para TODOS, afinal o mestre também é um jogador, bem como, os jogadores podem ser mestres.
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