Pular para o conteúdo principal

O Que São Personagens Planos e Personagens Redondos?




Olá pessoal! Hoje estamos de volta com mais um artigo que tratará das características dos personagens que criamos para nossos jogos de RPG.
O motivo pelo qual resolvi escrever este artigo é bem particular, pois me pensar sobre esse assunto me ajuda também com algo que não está totalmente ligado com o RPG, a arte da escrita. Dessa forma, resolvi trazer uma pequena definição, que teóricos da literatura discutem,  para nos ajudar na criação dos nossos personagens, algo que indiscutivelmente é importante para o RPG. Segue abaixo as definições.

Personagens Planos
Os personagens planos, que também podem ser chamados de lineares, são personagens constituídos de uma única qualidade ou ideia. Aqueles personagens de personalidade rasa, sem grandes mudanças e que apresentam condutas bem repetitivas. Seu comportamento é bem previsível, não apresentando mudanças no decorrer de toda a narrativa. No RPG, este tipo de personagem é ideal para Pdms mais simples, ou seja, aqueles que ocupam papéis secundários na história e que só tem uma função bem clara durante toda a campanha ou aqueles que tem traços identitários muito ressaltados, que garantem a cristalização e o destaque.

Personagens Redondos

Personagens redondos podem ser chamados de personagens densos também, eles apresentam uma complexidade que se desenvolve no decorrer da narrativa, apresentando conflitos interiores e com o ambiente que os cerca também. Eles não apresentam um caráter linear, são imprevisíveis e geralmente surpreendem aqueles que testemunham suas atitudes. Por fim, personagens redondos ainda podem ser definidos pela sua capacidade de transcender o mero humano, apresentando uma multiplicidade de ações e motivações psicológicas para seus atos. No RPG, este tipo de personagem  é ideal para jogadores e seus personagens, além deles os Pdms mais complexos como vilões e aliados mais presentes na vivência dos Pjs podem se ótimos exemplos para o exercício dessas características.

Conclusão

Essa divisão é bem simples, mas por ser simples é bem didática. Acredito que se nós pensarmos, através dessa dicotomia, nossos personagens serão mais ricos e mais facilmente criados. Enfim, espero ter ajudado e gostaria de saber o que vocês acharam, então se puderem comentar eu agradeço.

Um abraço pessoas!