Atualmente, estou narrando uma campanha Sandbox online do Espadas & Punhais e está sendo muito legal. Neste post, apresentarei um breve relato do que aconteceu e explicarei como eu planejo, através de uma tabela, instigar os jogadores a escolher uma dentre várias possibilidades de continuar explorando a região em que se encontram.
O Relato da Aventura
Depois de algumas sessões, nas quais ocorreram perdas de jogadores por motivos trazidos pela vida, o grupo se estabilizou em um trio, formado por dois humanos e um anão. Os dois humanos são um gatuno e um guerreiro respectivamente e o anão também é um guerreiro. Além deles, há um pdm, que se ausentou do grupo para ajudar dois outros personagens que se feriram na empreitada da missão.
Falando da missão, ela seria apenas o ponta pé inicial de toda a campanha e era algo bem simples, mas com possibilidade de continuidade. Os personagens foram chamados na presença do Lorde de um feudo e foi lhes dado a missão de limpar uma antiga torre, situada em uma terra fértil entre dois rios, o propósito final dos personagens seria estabelecer ali "um ponto de luz" para o começo de uma colonização.
E é aqui que a coisa fica legal.
Os personagens conseguiram livrar a torre de um ogro e de seus serviçais kobolts e durante a limpeza, descobriram cadáveres de lobos gigantes e indícios de que no começo do inverno o ogro receberia uma visita de tom bastante ameaçador. Enfim, agora que o ogro se foi, os personagens dos jogadores terão de lidar com a possível visita e suas consequências.
Mas, além disso, cada jogador deverá rolar dados na tabela abaixo para descobrir um feito que o grupo fez na torre, um acontecimento que se transcorreu e uma complicação que talvez tenha acontecido, gerando assim novos problemas e possibilidades de aventura.
Tabela de Feitos, Complicações e Acontecimentos
FEITOS
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Rolagem
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Descrição
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1
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Vocês enviam uma carta com as boas notícias
para o feudo e agora aguardam uma resposta
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2
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Vocês fazem um ótimo trabalho na torre e a
recuperam plenamente antes que o inverno comece
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3
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Temerosos, vocês começam a construção de um
muro ao redor da torre
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4
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Vocês descobrem uma nascente com água
abundante a alguns quilômetros da torre
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5
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Pensando no Inverno, vocês recolhem frutas
silvestres, salgam carne e recolhem madeira, estabelecendo
provisões
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6
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Vocês descobrem um complexo de cavernas não
muito longe da torre
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7
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Mais ao sul, em meio a um bosque, vocês
encontram uma clareira com sinais de queimado e ossos expostos
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8
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Vocês encontram um pequeno assentamento de pastores a dezenas de quilômetros da torre. Apenas uma família, mas com uma produção farta de leite e queijo |
9
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No norte, nas imediações de um conjunto de colinas, vocês veem, mais ao longe, o que parece ser as ruínas de um castelo ou templo. |
10
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Na floresta, vocês acham um cemitério. |
ACONTECIMENTOS
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1
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Vocês recebem a visita de um trio élfico. De
alguma maneira, eles ficaram sabendo da morte do ogro e agradecem
com provisões de frutas. Eles convidam para um jantar no
território deles. A viagem é de 12 dias completos.
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2
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Uma caravana de halfings pede auxílio e um dia
de hospedagem, eles dizem que as estradas se tornaram mais
perigosas.
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3
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Uivos de lobos se tornam mais constantes
durante a noite.
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4
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O inverno parece que será daqueles incomuns.
Neve começa a cair do céu.
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5
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Um rebanho de cabritos surge “do nada” nos
arredores da torre
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6
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Ao longe, durante uma das noites de céu limpo,
um grande incêndio pode ser visto.
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7
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Os dias e as noites se tornam mais enevoados e
o silêncio toma conta dos animais da floresta
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8
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Um velho homem bate a porta da torre, ele fala
que é peregrino e que necessita de provisões, diz que possui
ouro e presentes para trocar por hospitalidade
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9
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Em uma caminhada despretensiosa no fim da tarde, próximo de um campina, você avista um garoto e uma mulher que desaparecem em um piscar de olhos. |
10
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Vocês recebem um mensageiro, ele diz que brevemente vocês deverão receber novos moradores vindos do feudo. |
COMPLICAÇÕES
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1
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Durante uma madrugada, uma forte chuva assola a
região e a comida que vocês tinham estraga
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2
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Durante as averiguações usuais, uma surpresa.
Ao que parece, um batedor tem procurado por fraquezas na torre.
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3
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Tudo ocorre bem e sem complicações
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4
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Pelo jeito, vocês passarão frio se não
tomarem providências. A lenha estragou.
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5
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Um raio atinge o telhado da torre e ele agora
precisa ser reparado
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6
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Animais selvagens se proliferam na floresta
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7
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No norte, um grupo grande de orcs começa a
estabelecer um acampamento.
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8
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Um estranho fedor começa a tomar o ar aos
poucos, causando vômitos e diarreia em vocês
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9
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Tudo ocorre bem e sem complicações
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10
| Durante a noite, vocês escutam um ronco gutural, ao que parece, o ruído vem do complexo de cavernas, próximo da torre. |

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