Muito tempo atrás, escrevi alguns posts tratando sobre lugares inusitados para aventuras. O post abaixo é uma espécie de retomada dos antigos posts, bem como uma ampliação desse conceito inicial. Minha ideia é deixar a disposição de você leitor e você leitora, uma série de lugares incomuns para serem explorados. Hoje, você conhecerá a Umbra, um local inspirado no Plano das Sombras, no imaginário cristão medieval e também no imaginário romano sobre o mundo do pós-vida.
A
UMBRA
A
Umbra é um lugar intermediário entre a danação, o paraíso e a
realidade material. Ele é definido pelos sábios como
um entrelugar, um local que não deveria ser habitado
por ninguém, apenas uma passagem. Embora não devesse tocar a
realidade material e ser acessível apenas aos mortos, existem
relatos de vivos que se perderam na Umbra ou resolveram visitá-la em
busca de tesouros, tendo que enfrentar um trajeto penoso, atribulado
e ameaçador para voltar para casa. Acessar a Umbra não é fácil,
mas um usuário de magia poderoso pode realizar um ritual que permita
tal feito, além disso, há passagens espontâneas que se manifestam
nos diversos locais do mundo. A
Umbra é um mundo desbotado, apático e sem cor. Semelhante ao mundo
material, mas muito mais tenebroso e assustador. Todos que pisam em
seu solo e respiram o seu ar sentem-se esmagados e oprimidos, a
sensação de perseguição é constante e sentimentos melancólicos
afloram com dificuldade. O céu é um abóboda negra, recoberta de
uma aurora púrpura e espessa que vomita raios silenciosos. No solo
uma névoa branca parece brotar, envolvendo as construções
que são como ruínas. Na Umbra, a vegetação parece estar podre ou
cristalizada, enquanto o ar tem um leve odor férreo, semelhante
aquele do sangue fresco.
FORMAS DE ACESSO
Existem
diversas formas de acessar a Umbra espontaneamente, sendo a mais
comum, obviamente, através da morte. Abaixo você confere uma tabela
aleatória com outras formas de entrada.
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1
|
Um
buraco no chão
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|
2
|
Fissura
na parede
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|
3
|
Poço
antigo
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4
|
Cemitério
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|
5
|
Espelho
|
|
6
|
Armário
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7
|
Embaixo
da cama
|
|
8
|
Caverna
|
|
9
|
Neblina
Noturna
|
|
10
|
Caverna
|
REGIÕES
DA UMBRA
Cada
vez que alguém adentra a Umbra acidentalmente se pode parar em
alguma das suas regiões, ao contrário dos Mortos que são levados
pelo Rio das Almas. Abaixo, você pode conferir uma tabela aleatória
com as regiões mais famosas da Umbra, onde um aventureiro perdido
pode vir a surgir.
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1
|
Vale
dos Murmúrios
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|
2
|
Rio
das Almas
|
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3
|
O
Castelo dos Ossos
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|
4
|
Montanha
das Sombras
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|
5
|
O
Templo Corruptor
|
|
6
|
A
Torre do Imortal
|
|
7
|
O
Deserto das Cinzas
|
|
8
|
Planície
da Morte
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|
9
|
A
Prisão dos Perdidos
|
|
10
|
O
Labirinto dos Crânios
|
EFEITOS
COLATERAIS
Ao
se andar nesta terra é impossível não sofrer com grandes horrores,
principalmente em situações de grande tensão. Portanto, quando o
grupo estiver em uma situação como um combate ou uma fuga, todos
devem fazer um teste para não sofre algum tipo aleatório de efeito
mental ou físico.
|
1
|
Alucinação
(30% de chance de atacar os companheiros)
|
|
2
|
Juventude
Consumida (1d6 de dano e sinais de envelhecimento irreversíveis
se manifestam)
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|
3
|
Perda
de Memória (o personagem perde uma lembrança importante)
|
|
4
|
Ilusão
que projeta uma pessoa querida sofrendo
|
|
5
|
Acesso
de Medo (personagem perde a ação)
|
|
6
|
Desmaio
por 1d6 rodadas
|
ENCONTROS
ALEATÓRIOS
Todos
os que adentram na Umbra acidentalmente chamam a atenção de
criaturas macabras, as quais podem aparecer a qualquer momento.
Abaixo, você pode determinar aleatoriamente qual tipo de criatura
coloca-se no encalço do grupo.
|
1
|
Dragão
de Ossos
|
|
2
|
Fantasma
Poderoso
|
|
3
|
2d6
Esqueletos
|
|
4
|
1d6
Sombras
|
|
5
|
3d6
Zumbis
|
|
6
|
Espectro
|
|
7
|
2d6
Cães Infernais
|
|
8
|
1d6
Aparições
|
|
9
|
2d6
Diabretes
|
|
10
|
Cavaleiro
da Morte
|
|
11
|
Devorador
|
|
12
|
Demônio
|
ARTEFATOS
Muitos
artefatos de grande poder foram escondidos ou criados por entidades
que habitam a Umbra, muitos desses itens são o motivo de mercenários
arriscarem a vida – e perderem-na. Abaixo, você confere uma lista
de alguns desse artefatos em uma tabela.
|
1
|
Joia
das Almas
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|
2
|
Bracelete
da Vida
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|
3
|
Trombeta
dos Famintos
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|
4
|
Anel
do Domínio
|
|
5
|
Chaves
dos Sete Portais
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|
6
|
Laço
do Valente
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|
7
|
Flauta
das Sombras
|
|
8
|
O
Livro dos Espíritos
|
|
9
|
Espada
Espectral
|
|
10
|
A
Armadura Ossos
|
RUMORES
& CONHECIMENTOS
Muitas
informações, mentirosas e verdadeiras, já foram reunidas sobre a
Umbra e é possível que aqueles que transitam neste lugar já tenham
ouvido falar de algumas delas. Quando alguém fizer um teste com o
propósito de descobrir algo sobre o lugar role o dado e descreva o
resultado.
|
1
|
A
Umbra foi criada por uma criatura poderosa, possivelmente
demoníaca (verdadeiro)
|
|
2
|
A
Umbra é na verdade o corpo de um anjo em decomposição (falso)
|
|
3
|
No
Rio das Almas existe um barqueiro que pode levar aquele que
entrega uma moeda de ouro para qualquer lugar, inclusive os
portais do inferno e as escadas do paraíso (verdadeiro)
|
|
4
|
É
possível encontrar entes queridos mortos na Umbra (falso)
|
|
5
|
A
Umbra frequentemente sofre com terremotos que podem fazer com que
pessoas fiquem presas para sempre em abismos sem fim (falso)
|
|
6
|
A
Umbra está em expansão, graças aos poderes de uma entidade
poderosa (falso)
|
|
7
|
Existe
um grande castelo no centro da Umbra, lá habita um demônio que
rapta crianças para que trabalhe em algum projeto escuso.
(verdadeiro)
|
|
8
|
Um
mortal que encontre a morte na Umbra fica preso por 100 anos
mortais neste território (verdadeiro)
|
|
9
|
Dragões
acessam a Umbra livremente (falso)
|
|
10
|
As
criaturas vivas deixam um cheiro no ar que pode ser sentido por
criaturas da Umbra (verdadeiro)
|
|
11
|
Espírito
às vezes se perdem na Umbra e vagam ocasionalmente no mundo
mortal atravessando portais (verdadeiro)
|
|
12
|
A
Umbra já foi uma espécie de paraíso que foi corrompido por um
Lich (falso)
|
|
13
|
A
Umbra possui diversas regiões e o tamanho do seu território é
desconhecido (verdadeiro)
|
|
14
|
É
impossível morrer na Umbra (falso)
|
|
15
|
Ao
morrer na Umbra, seu espírito parte para o destino final, mas seu
corpo pode ser usado como receptáculo por alguma criatura
imaterial até que se decomponha (verdadeiro)
|
|
16
|
Ficar
muito tempo na Umbra transforma os vagantes em monstros
permanentemente (falso)
|
|
17
|
O
tempo passa de modo diferente e caótico na Umbra (verdadeiro)
|
|
18
|
Ao
voltar da Umbra o personagem tem sua expectativa de vida diminuída
na metade (falso)
|
|
19
|
Demônios
atraem pessoas para Umbra e as levam como escravas para o inferno
(verdade)
|
|
20
|
No
meio da Umbra existe um paraíso onde habitam anjos guardiões dos
mortos (falso)
|
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