Na nova edição do D&D muita coisa mudou e não foi diferente com os queridos decisivos da 3.x ed, eles também foram modificados e passaram da multiplicação do dano ( x2 e x3) da arma para o dano absoluto dos dados ( se a arma tem um dano de 1d8 seu decisivo é 8 ), esta medida tornou o decisivo menos mortal do que nas edições antigas, uma forma de equalizar a parada de dados, afinal o dano das classes cresceram.
Contudo, estava eu pensado com os meus botões em casa( expressão muito usada pela minha família materna hehehe) e tive a ideia de escrever este post com a finalidade de deixar o decisivo na 4ed um pouco mais mortal e por consequência o jogo bem mais emocionante e perigoso.Assim, refleti um pouco e algumas ideias de modificações poderam florecer dentro de meu cérebro. A primeira delas não é muito original, mas é bem funcional porque acelera o combate e faz os jogadores se deliciarem com seus golpes e temerem o golpe dos inimigos, esta primeira medida trata-se apenas de multiplicar todo decisivo por dois, uma atitude simples que traz um baita estrago tanto para pjs quanto para pdms.
Depois de pensar nisso achei legal, porém um tanto que clichê( além de curto) pra uma postagem, botei a cabeça para funcionar e me lembrei vagamente de algumas opções apresentadas no livro do Senhor dos Anéis RPG e acho que a idéia trazida pelo sistema coda é boa e pode ser usada no D&D. No sistema de Senhor dos Anéis os acertos decisivos poderiam ser resolvidos de dois modos : O primeiro como está sendo feito na 4ed e no segundo modo o livro dá diversas opções para substituição do dano, minha proposta é trazer um pouco desta ideia para nosso RPG predileto, mas claro de uma forma mais potencializada.
Então agora eu trago a vocês algumas coisas que pensei para aprimorar os nossos decisivos:
* Com um decisivo o personagem pode inutilizar a arma de seus adversário
*Com um decisivo o personagem pode escolher abdicar de seu dano e tentar deixar o personagem inconsiente ( requer teste resistido For x jogada de ataque, se houver sucesso o personagem dismaia, se não metade do dano da arma)
* Com um decisivo o personagem derruba seu inimigo da montaria e causa metade do dano de seu ataque
*Se o adversario atingido por um acerto decisivo estiver sangrando o personagem que o atingiu pode escolher decepar um membro do inimigo.
* Caso o inimigo só esteja com 25% de seus Pvs e for atingido por um acerto decisivo o personagem que o atingiu pode decepar sua cabeça.
As opções listadas logo acima, podem ser tratadas de duas formas a primeira semelhante ao sistema do Senhor dos Anéis, ou seja substituição de dano por efeitos, contudo esta regra só se enquandra de maneira racional as opções que não atingem diretamente os inimigos, dessa maneira acho mais racional, lembrando que apenas nas ações que causam dano direto ao inimigo, usar também o dano do decisivo.
Em relação ao dano acrescentado as opções que bolei, deixo para vocês duas propostas: A primeira manter o decisivo do jeito que foi proposto pelo livro do jogador acresentando só os efeitos ou como já falei multiplicar o dano por dois e adicionar as opções que dei.
De qualquer forma a decisão tomada pelo mestre trará para um jogo um novo clima e muito mais carnificina, serei sincero em dizer que não testei nehuma das duas opções, contudo tenho um fraco pela segunda proposta ( decisivo x 2 mais efeitos) principalmente quando o grupo dos jogadores é muito grande ou muito poderoso, afinal o que é pior para um jogador do que uma grande chance de mortalidade para o seu personagem invensivel cheio de poderes ( que demoram pacas para ser feito) metido a maioral?
Deixo com vocês esta postagem valeu pela consideração e comentários, por favor divulguem o blog e como diria o Tio Nitro Vamos jogar Rpg!
Até breve !
Bardo eu mudaria o seguinte:
ResponderExcluir*Ao inves de inutilizar a arma, por que não inutiliza o bonus de armadura na CA??? Teoricamente se vc acertar um ataque com arma, o que vai ser resistido sera o que ele estiver vestindo. Então, assume-se que ele danificou a armadura. Nos casos de ataque que não afetam a CA, dano decisivo normal como nas regras do jogo (2d8 = 16 pontos de dano decisivo, como por exemplo).
OPCIONAL PARA O MESTRE: Vc pode deixar o bonus da armadura inutilizavel até o final do encontro ou por um turno do personagem/monstro.
Por encontro vc pode deixar o personagem/monstro gastar uma ação padrão para fazer uma manutenção na armadura, assim no proximo turno ele tem todo o bonus de armadura ou somente metade dele (vc escolhe). No final do encontro tudo volta ao normal se houver um descanso breve ou prolongado assumindo que o personagem gastou um tempo com a manutenção geral da armadura.
*Com um decisivo o personagem pode escolher abdicar de seu dano e tentar deixar o personagem inconsiente. Requer teste resistido For x jogada de ataque, se houver sucesso o personagem desmaia inconciente e tbm fica indefeso, se houver fracasso o jogador faz a jogada de dano aplicado normalmente sem o decisivo. (ex: o dano é 2d8; decisivo = 16 de dano; se o personagem tentar deixar o monstro inconciente ele faz outra jogada de d20 contra força do adversario, se houver sucesso o adversario fica inconciente e indefeso. Se fracassar o personagem joga 2d8 e aplica o dano que aparecer nos dados como um ataque e dano normal)
* Com um decisivo o personagem derruba seu inimigo da montaria e causa metade do dano de seu ataque
*Se o adversario atingido por um acerto decisivo estiver sangrando o personagem que o atingiu pode escolher decepar um membro do inimigo. (Está eu digo que é melhor colocar somente para os personagens contra os montros, eu não gostaria de ficar com o personagem sem um pé por exemplo)
*Caso o inimigo só esteja com 25% de seus Pvs e for atingido por um acerto decisivo o personagem que o atingiu pode dobrar o dano decisivo (Ex: 2d8 = 16 decisivo; dano dobrado = 32 de dano). Ai sim, se os pv's chegarem a zero o mestre pode enrriquecer a morte e dizer que a cabeça foi decepada e voo longe.
Sei lahh eu acho que pode funcionar... o que acha?
gostei muito de suas sugestões valeu por comentar este foi o post mais dificil que eu fiz até agora, e sinceramente o que vc escreveu ficou muito bom mesmo, a propósito o que vc falou sobre as mutilações se restringirem aos personagens é uma escolha do mestre para manter um equilibrio, contudo se o grupo estiver afim de uma campanha mais dramatica e perigosa acho que mutilações podem funcionar valeu e até uma proxima
ResponderExcluirForam boas as ideias. Gostei muito e recomendá-las-ei para meu grupo. Só vou deixar um pouco mais livre: caso não gostem dessas opções apresentadas pra substituir o golpe crítico, eu os deixarei livre para sugerir outros efeito, mediados por mim, o Mestre, é claro.
ResponderExcluirVou levar em consideração essa ideia para minhas aventuras de Mundo das Trevas também.
Valeu pelo post, foi interessante.
Cara, gostei bastante da ideia, apesar de não ter jogado ainda 4ed, estou lendo o sistema e joguei bastante CODA-SDA. Em uma das aventuras em SDA meu personagem teve seu braço quebrado por um inimigo quase no meio da aventura (que era um épico) tive que passar quase a maioria da aventura usando apenas um braço para o combate o que trouxe uma ligação maior com meu personagem e uma dose de drama enorme para o jogo (era o líder e um dos 3 guerreiros do grupo, composto na sua maior parte de outras classes não combatentes e ficar combatendo com apenas uma mão é algo mortal). Quase no final da campanha me recuperei (em SDA não tem porção) e guardo a aventura e o personagem com muito carinho. A ideia do CODA, se bem usada e revisada, cria um novo horizonte para o jogo, pena não terem revisado o CODA-SDA...
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