Muitos jogadores e mestres por não terem grandes dotes literários ou por terem uma enorme preguiça, preferem não ter o trabalho de escrever e detalhar um pouco o histórico dos seus personagens deixando passar uma grande oportunidade de enriquecer a campanha, correndo risco de com isso empobrecer o que poderia ser uma grandiosa historia contada em grupo.
Pensando nisso decidi escrever este post para mostrar minha considerações sobre a importância de um bom historico.
Primeiramente o historico serve para tornar o personagem,seja do jogador ou do mestre, mais vivo e real, pois pessoas já nascem com historias com expectativas e planos traçados para elas,assim a historia de uma pessoa por mais simples que possa parecer deve conter certas peculiaridades afinal niguém é igual a ninguém mesmo que pareça, seu personagem pode ser mais um orfão crescido nas vielas sujas de uma metrópole medieval, mas sua história com toda certeza não é igual a de outros orfãos nascidos na emsma ou em outras metrópoles, existem um conjunto de situações motivações e sentimentos que moldam as pessoas, a toda uma interpretação das forças exercidas pelo meio em cima das nossas cabeças e isso deve ser levado em consideração.Um segundo ponto a ser abordado é as experiências importantes que um personagem passou e qeu podem e devem ser usados como fonte de roleplay dentro do jogo, um festival de primavera nunca esquecido, um encontro proibido com uma filha de duque ou até a visão do enforcamento de um ladrão que apenas furtou um pedaço de pão para comer.Nós ao escrevermos históricos devemos olhar para nós mesmos e assim veremos que existem coisas que nos tornam reais então por que não usar de coisas semelhantes para nossos personagens?
Outro ponto importante, mais voltado para jogadores, é como os historicos podem ser fontes inesgotáveis de aventuras, campanhas e ganchos, minha campanha atual é baseada no histórico criado por uma de minhas jogadoras para sua personagens, um historico tão bom qeu deu inicio a todo o arco de aventuras da campanha, e se serve para alguma coisa esta informação o histórico dela foi simples e direto feito em pouco tempo e não ela não era uma jogadora experiente, ela estava começando a jogar, foi a primeira experiencia dela como jogo e surpreendentemente ela me trouxe o tema que eu precisava para nossos encontros quinzenais.
Dessa forma fica um recado aos jogadores e mestres de plantão, um bom histórico não é uma literatura e por isso não precisa estar cheias de macetes literários para ser bom, um ótimo historico é um feito através de uma boa apresentação do personagem é sua vivificação aquilo que nos traz um relapse do passado não heróico do herói, dos seus desafios, de seus sentimentos, medos e vulnerabilidades, enfim é uma amostra da vida e da alma "sensivel' que se encontra escondida dentro da roupagem de ser invulnerável corajoso do seu personagem.
Até breve!
Eu tenho preguiça de criar os historicos quando jogo. Vou passar mais tempo pensando nisso agora... =P
ResponderExcluirFaço das suas palavras as minhas. Um bom histórico (ou Background como também é conhecido) faz de qualquer personagem (seja ele dos jogadores ou não) mais vivo, mais coerente e mais consistente. Tanto é que a expressão "criar um personagem" dentro do meu grupo de jogo não significa apenas "preencher uma ficha", mas também "descrever a história desse novo personagem".
ResponderExcluirSó tenho uma crítica a fazer ao texto: faltou uma revisão melhor na coesão dele, ok.
Continue assim, tu escreves bem.
Abraços.
Pode crer!!! Concordo com o "enriquecer" a história em grupo. Sou mestre adepto dessa linha e estou inclusive com um blog onde as aventuras jogadas com meu grupo no mundo de dragonlance estão sendo postadas como contos. De uma conferida e prestigie!!! Divulgue!!!
ResponderExcluirValeu
NADA MELHOR QUE UM BOM HISTÓRICO DE PERSONAGENS PARA COMEÇAR UMA CAMPANHA! FATÍDICO QUE MUITOS LIMITAM-SE AS FICHAS,MAS A DICA É DEVERAS IMPORTANTE!COMO VIAJAR E INTERAGIR NO JOGO SE SEU PERSONAGEM É VAZIO?NÃO TEM COMO!
ResponderExcluirPARABÉNS BARDO.CONTINUE POSTANDO.
ADORO SUA FORMA DE ESCREVER,MESMO SABENDO QUE VOCÊ ESCREVE NO TRABALHO!HEHEHEE!:)