Nestes tempos de difíceis onde grupos de RPG assíduos são raros e muitos não têm mais o tempo necessário para jogar uma épica campanha, eu vejo uma saída, um escape pequeno como a porta de entrada da casa de um hobbit, porém mesmo assim uma saída para estes tempos aparentemente tão sombrios.
Esta porta de emergência trata-se daqueles que ainda não conhecem o jogo, mas que como um dia fomos adoram histórias de fantasia e ficção cientifica, são aqueles jovens, adolescentes que sentem falta da brincadeira de faz de conta da infância e que só esperam uma oportunidade para voltar aquele saldoso tempo, são estas pessoas o combustivel poderoso para nosso amado hobbie.
Digo isso porque como muitos outros mestres tive frustrações com grupos de jogos desde frequência e descaso com as sessões a choque de ideologias dentro do próprio game, situações densas que me decepcionaram. Por um tempo bastante extenso passei vagando pelos meus pensamentos e anceios, havia perdido as esperanças de conseguir um grupo.
Contudo, depois de uma experiência que tive com alguns primos que nunca haviam jogado RPG eu renovei minha motivação e comecei a batalhar pelo meu próprio grupo, contatei uma galera quef azia tempo que não jogava e consegui convencer minha noiva que gosta do jogo de inicar uma campanha conosco, entretanto o que era para ser um grupo de cinco personagens acabou se tornando um grupo com apenas dois jogadores ambos inexperientes, minha noiva e um amigo meu que chamei por uma sorte do destino.O que eu quero dizer com esta minha postagem é que apesar da falta de tempo e da dispersão dos antigos grupos das amizades e dos colegas, que outrora jogavam em um grande grupo, animado e vorazmente experiente, não se deve desanimar pois uma chama por mais trêmula que esteja ainda consegue aquecer e iluminar a escuridão , neste sentido pessoas com a motivação que tive e como tantos outros têm são esta chama que não deve se apagada, mas sim alimentada.
Meu principal conselho é que não devemos esmorecer mesmo quando tudo parece levar a isso, se o grupo se despersou está na hora de procurar outro se você é um jogador talvez esteja na hora de mestrar e mostrar o RPG a outros que não conhecem, devemos procurar em todos os lugares trabalho, escola, faculdade, até na igreja vale,o que não vale é ser na hora do culto com o pastor falando ou na missa com o padre dando o sermão.A odisséia de encontrar ou formar um grupo é um caminho sombrio e dificil cheio de pedras e espinhos, contudo eu deixo o meu recado e minha experiencia para falr por mim, muitas coisas podem ocorrer neste processo e decepções com toda a certeza virão, porém nada é mais prazeroso do que ver pessoas que jamias jogaram jogando ou voltar a jogar com amigos distante que a tempos não jogavam, além disso um novo grupo pode significar novos amigos e até quem sabe namoros e tal, acho que não se deve desistir, eu não esmoreci nesta batalha e passei a provação dos deuses conseguindo o que sonhava um grupo para criar histórias, então se eu consegui aqui na reigão metropolitana de Recife em um lugar sem muitos grupos por que as outras pessos no mundo também não podem conseguir? A oportunidade aparecerá resta-nos estamos preparados para agarrá-la e torna-lá uma realidade gloriosa.
Até breve!
Cara, vem pra JSP(em recife) que aqui tem pouco ou nenhum grupo de RPG.
ResponderExcluirsei como é artur moro em Paulista e aqui a situação não é muito diferente, mas comsegui um grpuo graças a DEUS e peço que as pessoas que ainda não tem consiguam e persistam na construção e propagação de uma comunidade forte de rpgistas
ResponderExcluirOlá Bardo!seus conselhos são importantes!desejo àqueles que não tem grupo que não desistam de tê-lo,pois quem persiste chega lá.também desejo que o nosso grupo não acabe e que possamos jogar até o final das nossas vidas!
ResponderExcluirPor que jogar é bom demais!;)
Opa Bardo, esse post é ouro
ResponderExcluirE acho que em qualquer cidade do país está assim, aqui na capital do rio as coisas não estão nem um pouco diferentes!
Conheço muita gente que joga, mas montar um grupo assíduo stá quase impossível. O rpg está morrendo, e nossa única esperança é trazer gente nova para o hobby. Agradeço seu esforço eu ensinar mais gente sobre o jogo, é o esforço de um verdareiro DM.
Estou tentando fazer o mesmo por aqui, com menos sucesso!
Mas seu post está muito bom.
Abraços
Então eu decidi fazer alguma coisa. Dentre as pessoas que conheço, procurei aquelas cujos gostos indicam que provavelmente gostarão de jogar RPG e assim estou conversando com elas para jogarem. Alguns são novatos, alguns não, mas uma coisa é certa, e aproveito este espaço para dar uma boa notícia à todos os rpgistas brasileiros: eu montarei um grupo!
ResponderExcluirAgora vcs me perguntam: pq isso é uma boa notícia para todos? É por causa de um fato que o Bardo mencionou no artigo (que ficou muito bom), hoje, para se formar e manter um grupo de rpg vc tem de lutar! Lutar para achar as pessoas e mantê-las jogando. E isso envolve sacrifícios.
Sendo assim, todo e qualquer grupo novo deve comemorar isso, bem como a cada sessão realizada também deve ser comemorada. Pois é assim q nosso hobbie sobrevive, de grupos novos e sessões realizadas.
Parabéns a todos que podem jogar. E àquele q não, o Bardo deu uma ótima ideia do que fazer.
"CAMPANHA PROCURO GRUPO DE JOGO PARA D&D EM BRASILIA! =D"
ResponderExcluirMinha campanha continua e não desistir ainda de arrumar um grupo de jogo, realmente o Brasil não é um bom pais para esse tipo de coisa... já joguei e vi alguns amigos jogando RPG mas sem um grupo proprio, sem aquele compromisso de não perder nenhuma sessão. Era só aquela empolgação do momento, algumas ideas legais, bom divertimento... já que era tão bom, pq meus antigos amigos que jazem anos que não vejo não continauram aquilo? Está dificil de encontrar pessoas interessadas, pelomenos aki a maioria só quer saber da "safadeza". A saida que encontrei é fazer o que sempre fiz, já que não tenho irmão, eu jogo sozinho. Nada se compara a um grupo, mas por incrivel que pareça me diverto a beça e nem vejo o tempo passar. Tem uma gatinha que estou a fim, seu nome Tainara, ela é muito gente boa e gosto bastante dela. Fiz um personagem com meu nome e outro com o nome de Elossa Felagund, os dois ficam disputando o amor da Humana Tainara. Quem impressiona mais, quem mata mais montros e ganha mais niveis, quem leva mais tesouros para ela, etc, etc... são essa as motivaçoes que tenho para jogar sozinho. kkkkkkkkk, pareço até um pouco bobo falando assim. Faço tres papeis: dois jogadores e o mestre. ashuahsuhauhsuahushuahs
Mas até que é bem divertido e o jogo prosegue bem, minha mãe até me perguntou: "Com quem vc tanto conversa?", e eu falei "Devo estar imaginando muito auto!"
Imaginem vcs, o tanto que deve ser engraçado alguem jogar sozinho... ahsuhauhsuhauhsuhas
Mas enfim sempre em frente eu vou, como dizia Renato Russo: "Quem acredita sempre alcança!", continuo a acreditar...
fico feliz com os comentarios e falo que todo esforço é válido para continuar a jogar rpg !
ResponderExcluirCara, nem fale.. Antes de começar minha campanha nas Ilhas Moonshae mestrei para um grupo Julho passado. grupo de desconhecidos unidos via fórum para jogar Forgotten Realms. Quando Agosto entrou "PUFt!" sumiram todos. Depois dessa eu desisti e voltei ás minhas origens. 11 ou 2x /mês volto para Tatuí, minha cidade natal, para jogar com velhos amigos de infância. Não tem coisa melhor!
ResponderExcluirE mais! Citei você mais uma vez no meu blgo. Tá certo que nãop é aqueeeeeeeeeeela propaganda pq meu site não é super procurado, mas não da pra não citar qd se faz alusão à pessoa né? Veja por você mesmo.
Pocha, muito bein feito teu blog :D
ResponderExcluircontinue atualizando, q eu continuarei lendo e espalhando pros rpgistas daq,
ótimo trabalho aq
obrigado pela participação!
ResponderExcluir