Este post não vai ser muito longo, pois escrevo ele com um pouco de pressa, no entanto conto com os comentários da galera para esquentar um pouco a discursão sobre este assunto,afinal muito se fala disso no blogs da net.
Por não ter muito tempo escolhi ser bem didatico referente as sugestões para animar um pouco a interpretação dos jogadores, principalmente os mais timidos e aqueles que estão iniciando agora ( caso do meu grupo).No novo d&d o foco no combate é muito grande e se não houver um olhar critico do mestre a parte interpretativa vai para o brejo, resultando assim em uma experiência que pode até ser divertida, entretanto bem pobre, refletindo nestas questões enumerei algumas coisas que pensei e outras que testei e resolvi colocar aqui no blog e compartilhar com meus queridos leitores então vamos lá:
- Em testes de pericias sociais a aletoriedade dos dados é importante, no entanto peça ao seu jogador que interprete os argumentos do seu personagens se ele surpreender com a interpretação, ou seja, se ele for original conceda um bônus, eu aconcelho que não seja revelada a difculdade do teste assim o clima do jogo fica mais tenso e mais legal :D
- Quando um jogador interpretar seu personagem de uma maneira verossimel com aquela primeira ideia passada através do historico ou das linhas gerais da personalidade do pdj, o premei mesmo a atitude do jogador leve risco ao grupo.
- Invista no lado dramatico dos personagens fazendo com que os jogadores respondam a dramaticidade a altura, se um dos guerreiros do grupo tinha um irmão mais novo que se perdeu a anos este irmão agora pode ser um dos capangas de confiança do grande vilão da campanha.
- Falando de historicos, dê premiações aos jogadores que foram originais com seus historicos,além do mais faça com que tais histórias se integrem a campanha de tempos em tempos ou faça do historico a propria campanha.
- A parte combativa do d&d chama muito a atenção graças as possibilidades que as classes detém, esta gama de manobras e poderes levam o aspecto tático a niveis extremos,porém só isso não basta é necessario trazer de volta o gostinho da impresibilidade da interpretação, então como ultima dica deixo esta conceda bônus de ataque e dano de acordo com a interpretação do golpe do personagem do jogador caso ele não acerte a CA inimiga mesmo com o bônus descreva como o monstro saiu dessa, digo por experiencia que esta é uma das mais valiosas dessas dicas que eu deixei!
Senhores deixo estas sugestões por favor comentem e me passem outras obrigado,unm abraço forte e rolem 20!
Ola Alvaro...
ResponderExcluirDeixar o clima tenso é a melhor coisa do mundo! (Experiencias de um mestre de Ravenloft)
Sobre o ultimo tópico... sinceramente? eu prefiro que o mestre narre o fato... tipo... o jogador atacou, agora cabe ao mestre narrar como aconteceu.
O Vitor sempre faz isso com a gente e torna as lutas realmente únicas.
Sobre interpretação... meu amigo... isso depende muito de você sabia. Coloque situações que os force a interpretar.... isso é prática.
Trazer o passado dos jogadores enriquece e muito o jogo é sempre uma boa pedida. Principalmente reencontro dos aliados das primeiras aventuras... é bacana ver o personagem sendo reconhecido
Falei d+... hahaha
Abração ae!
Boas dicas, eu particularmente, achei a primeira a "de ouro". Só acho que teria que acrescentar, se o jogador fizer uma interpretação RUIM nesse caso, ele deveria ser penalizado na sua jogada.
ResponderExcluirCara, que comédia, um integrante do nosso grupo(que estava mestrando a última campanha) também é apelidado de FIFO. Mundo pequeno, hahaha.
Muito legal vc colocar dicas do mestre para jogos interpretativos! É bem na linha do que faço para o jogo ficar bem vivo e gerar os contos que posto no meu blog!
ResponderExcluirMuito bancana!!! Parabéns!
valeu pelos comentários galera !
ResponderExcluir