Pular para o conteúdo principal

Dado da Sorte: Adicionando Aleatoriedade e Acaso Ao Seu Jogo

Bem estou aqui para postar uma dica, que também é uma experiência minha na ultima mesa que narrei, trata-se do dado da sorte, coloquei esse nome por uma falta de nome melhor, mas acho que ele também poderia se chamar dado do acaso.
A grande característica desse instrumento é a possibilidade de adicionar o fator aleatoriedade a certos momentos que ocorrem dentro do jogo, tirando das costas do mestre algumas responsabilidades e trazendo ao jogo a excitação que o elemento sorte detém.
O método que eu uso é bem simples e pode ser adicionado a qualquer sistema. Eu uso 1d6 e peço para o jogador envolvido nas situações jogá-lo e se o resultado for par ele é favorável ao jogador se o resultado for ímpar as coisas tornam-se mais complicadas para o personagem.
Para não ficar apenas no abstrato vou dar um exemplo: Um ladrão tem que invadir um forte, sua unica chance de efetuar com sucesso sua missão está na troca dos guardas, quando as guaritas ficam relativamente desprotegidas, a troca leva por volta de três minutos, mas existe uma pequena chance de que algum guarda se adiante ou se atrase. Sendo assim eu resolveria essa situação através de um desafio de pericias e além desse eu adicionaria o elemento sorte/acaso por intermédio do dado da sorte, aplicando-o logo após cada falha no teste do desafio de pericias, representando assim a possibilidade do encontro casual com um guarda que por ventura tenha se adiantado ou se atrasado.
Gosto de usar esse instrumento porque possibilita um toque leve de suspense na mesa e também de excitação e nervosismo por parte dos jogadores, pois é pelas mãos dos mesmos que as situações dos seus personagens podem se complicar ou não, deixando o jogo um pouco mais dinâmico também.
Além disso,  pude perceber que ao usar o dado da sorte  os meus desafios de pericia se tornaram ainda mais interessantes,outro fato que quero frisar é a capacidade que tal método tem de deixar os jogadores mais envolvidos com o jogo, pois na minha ótica com este tipo de mecanismo o dinamismo da sessão aumenta consideravelmente. 


Bem gente esse foi post um abraço e espero seus comentários!!!