Pular para o conteúdo principal

Nomes como Fazer uma Boa Escolha?

Hoje vou falar daquilo que acho mais difícil na criação de um personagem, a característica que não importando as aventuras e campanhas muito provavelmente não mudará. Estou falando do nome que o personagem carregará como seu até depois da morte.
Por Favor um Nome Legal!!!
Mas, por qual razão é tão difícil a escolha de um nome? Porque diante dessa pequena parte da ficha nós simplesmente travamos? Isso ocorre graças a carga de responsabilidade que um nome tem, pois é através dele que o personagem será chamado, conhecido e potencialmente respeitado.
Um nome encerra em si uma identidade e acho que essa é a primeira reflexão que devemos ter em mente quando vamos criar ou escolher um nome para algum personagem. Apesar dos nomes na vida real não serem escolhidos com tanta ênfase naquilo que a pessoa que o recebe irá fazer de sua vida ou em sua identidade, que aliás ainda nem foi construída, na literatura, ou melhor na ficção em geral o nome é escolhido como uma síntese simbólica de tudo que o personagem representa ou representará, ou seja, na ficção um nome é o reflexo da identidade que você deseja para seu personagem.
Pensando assim, o nome precisa trazer mensagens subliminares que despertem naqueles que o escutam uma sensação de equilíbrio entre o personagem, suas características e o seu nome, consequentemente levando aos outros envolvidos (jogadores neste caso) a  acharem sua criação ou sua escolha legal e interessante, não possibilitando espaços para gracinhas para com o nome  escolhido. 
Outro ponto de fundamental importância na arte de bolar um nome é a pronuncia que este tem, ou seja, o nome deve ser legal, mas também deve ter uma pronuncia fácil e diria até pegajosa para que não seja esquecida pelos outros jogadores e também pelo mestre, afinal não irá adiantar nada  se o nome do seu personagem for super legal, contudo impronunciável.
Nomes devem ser impactantes e impositores de respeito levando isso em conta, algo que na minha opinião deveria ser evitado são os nomes engraçados cheios de piadas e trocadilhos, pois nomes assim levam personagens a ruína, afinal mesmo que seu vilão ou seu herói seja incrivelmente poderoso ele não será respeitado,admirado ou temido se o seu nome não condizer com suas atitudes e o seu poder.
Não! que Nome Horrível Buah!!!!!!
Mais uma questão fundamental é o plágio de nomes, algo que deve ser evitado ao máximo, afinal nomes ilustres como Harry Potter, Saruman ou Conan já são associados a outros personagens que possuem uma identidade formada e bem forte, por isso acredito que estes também devem ser evitados, pois ofuscam e incitam comparações entre os personagens e suas atitudes.
Para finalizar acho fundamental na hora da criação ou escolha do nome ter uma coisa em mente, o nome é geralmente aquilo que difere alguém dos outros, aquilo que o torna único, é a primeira posse de toda a criatura e a primeira coisa que o ser humano aprende que é seu, neste sentido acho interessante pensarmos na importância do personagem ser chamado pelo nome e de como este deve tornar o seu possuidor único, tendo isso em mente reflito e compartilho com vocês minha reflexão você gostaria de passar meses em seu estágio sendo chamado de estagiário? Acho que não. Penso o mesmo do personagem que passa meses sendo chamado pelos seus companheiros apenas pelo nome de sua classe, acho que em sua mente deveria haver ao menos uma pontinha de ressentimento em relação a essa situação e porque não uma pequena cena de interpretação sobre isso. No fim o que esse post tenta dizer é que nomes devem ser levados a sério mesmo estes sendo difíceis de construir, deve haver cuidado   e consideração para com essa parte tão importante do jogo, pois nomes são e sempre serão essenciais.


Bem, acho que por agora é só espero que tenham gostado do post e até a próxima espero comentários !!!