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O Clima e O Combate: Algumas Dicas e Reflexões

Bem hoje trago um post rápido inspirado em um artigo traduzido no paragons, o qual falava também de clima, mas de uma maneira bem mais ampla, eu no entanto tentarei focar em como usar este elemento em cenas de combate, no intuito de tornar as batalhas mais emocionantes e dramáticas.Então vamos lá?
Cenas de conflito são por essência cenas carregadas de adrenalina, tanto para narradores, que esperam e se deliciam com as surpresas de seus monstros e também com as proezas dos heróis, quanto para jogadores, que mergulham seus personagens dentro de um desafio arriscando seus preciosos Pvs sem saberem se no final conquistarão a vitória.
Contudo, batalhas apesar de apresentarem esta carga de tensão, precisam de um atmosfera que realce ainda mais a excitação, que tornem a cena realmente um evento produzido aos moldes da fantasia fantástica, pensando nisso veio-me a primeira reflexão desse artigo, trata-se do uso do clima como potencializador da tensão.
Como se dá a potencialização da tensão do combate pelo clima? Simples, através da descrição de um clima adequado ao atual estado da situação de luta, um dos maiores mestres nisso é o escritor de Senhor dos Anéis, Tolkien usava do clima para criar uma atmosfera de medo, de maldade, de esplendor e também de vitória, quando as hordas de Sauron surgiam no horizonte, ou  pareciam ser as vencedoras das suas lutas, o clima acompanhava tal situação, tornando-se deprimido, assustador, nublado e tempestuoso.Mas quando os povos livres triunfaram o sol rompeu as sombras a tempestade se encerrou e o clima por consequência apresentou uma atmosfera de majestade, pureza e bondade.
O exemplo de Tolkien para mim é bem emblemático, pois demonstra, ao menos na minha percepção, como adornar de jóias mais brilhantes algo que por si já é bem atraente, as batalhas e combates que acontecem no decorrer da aventura.
Entretanto, o elemento narrativo e criador de atmosfera não é o único que permeia o conceito e o uso do clima em partidas de RPG , pois este pode ser usado como uma ferramenta tática contra ou a favor do pjs, isso pode ser feito de várias formas, alguns exemplos que podem ser dados são: O uso de calor excessivo em um combate fazendo com os personagens envolvidos tenham de fazer testes contra a exaustão causada pela desidratação, uma tempestade de vento que reduz a mobilidade podendo causar a queda daqueles que não passarem nos testes necessários, uma chuva de granizo que perfura a pele e etc...
Outra possibilidade que pode ser usada é o uso de climas com influências mágicas deixando estes ainda mais perigosos e caóticos para os os personagens dos jogadores, alguns exemplos são uma tempestade de diversos elementos e um furacão de energia que podem ser usados da seguinte maneira: Imaginem um grande combate contra um lich poderoso, possuídor de um grandioso  artefato que destruirá o reino dos personagens, o local da batalha é um dos é um plano diferente daquele do reino do pjs e  está sendo destruído pelo tal furacão e pela tal tempestade causados pelo desequilíbrio originado da presença do item neste local, no meio do combate entre o grupo e o lich granizo e fogo caem do céu juntamente com raios, trovões e ventos extremamente agressivos. A situação citada não é extremamente dramática será que ela teria o mesmo impacto sem a presença do clima? Creio que não, pois este atua criando a atmosfera necessária ao final de um épico e também o  obstáculo dramático que compõe a cena
Enfim, o que desejei mostrar com essa pequenina explanação é a possibilidade de enriquecimento que o uso do clima pode trazer as cenas de combate deixando ainda mais excitante estes momentos cheios de adrenalina!

Um abraço! Até breve espero os comentários
( gente perdoe-me se post não está muito bom, mas foi culpa do sono!)