Pular para o conteúdo principal

Você Sabe o que é Fantasia Científica ? Parte 2

Olá pessoal! Hoje eu estou de volta para concluir o que tenho a dizer  sobre Fantasia Científica, para quem perdeu o primeiro post ele pode ser lido bem aqui Você Sabe o que é Fantasia Científica? Parte 1 . Nesta segunda parte trarei um pouco de cada subgênero que forma a Fantasia Científica. Então sem mais demoras vamos a eles.


Romance Planetário

O Romance Planetário é o subgênero que encerra como grande característica a ambientação de uma história em um planeta principalmente ou totalmente, aqui encontramos a preocupação com a descrição do ambiente, cenários, geografia, povos nativos, configuração político-social e religioso. Um grande exemplo para esse gênero é John Carter e a Princesa de Marte, mas ainda pode-se citar Duna como obra do subgênero.


Ficção Científica Transcendental 

É o subgênero que apresenta mundos com mínimos de adornos da ficção científica, sendo quase indistinguíveis da fantasia padrão. Em histórias ambientadas em Ficção Científica Transcendental o que é encarado, descrito e usado como magia pode ser simplesmente legado tecnológico de uma avançada civilização extinta ou o mundo cheio de duendes e anões na verdade não faz parte de um outro universo, apenas de uma outra galáxia vizinha a Via Láctea.



Space Ópera 

Quando apresenta poderes inexplicáveis ou parcialmente inexplicáveis, raças fantásticas e coisas que simplesmente não podem acontecer na realidade como coisas realizáveis, a Space Ópera pode também ser chamada de Fantasia Científica. Como principal exemplo podemos citar Star Wars.


Espada e Planeta

Este subgênero traz como característica principal a mistura de magia e tecnologia, encontros entre alta tecnologia e poderes arcanos, bem como a presença de invasões alienígenas, demônios e zumbis misturados com tudo isso. Como exemplo podemos citar Camelot 3000 e Dreadstar: A Odisseia da Metamorfose.

Bem pessoal por hoje é só espero que vocês tenham gostado dos dois posts sobre o assunto e até breve.