segunda-feira, 1 de abril de 2013

Caixa de Ideias: Despertos RPG. Evolução do Personagem.

Olá pessoal! Faz tempo que eu não dou notícias sobre o jogo que estou desenvolvendo, mas hoje estou de volta para falar sobre o RPG Despertos. Neste post trataremos da evolução dos personagens, mais especificamente como eles aprendem novas habilidades e como eles desenvolvem novas habilidades.
No jogo Despertos não existe progressão de níveis. Na verdade, os personagens precisam cumprir uma série de desafios, para provar que são capazes de reconstruir a eternidade e se tornarem deuses.
Pois bem, como eles evoluem e adquirem novas habilidades? Eles fazem isso através de gastos de sucessos plenos. Em termos mecânicos funciona da seguinte maneira: Quando um personagem tira o número equivalente a um sucesso pleno no dado ao testar uma habilidade qualquer, ele adquire uma espécie de graduação, esta graduação é acumulativa e representa os estágios de aprendizado em uma habilidade que o personagem já tem, quando este número atinge uma determinada quantia, o jogador pode gastá-la adquirindo um bônus maior na referida habilidade. Isto pode ser feito inclusive dentro do jogo, ou seja, o personagem não precisa esperar o fim da sessão para evoluir.
Mas, e se o jogador quiser adquirir uma nova habilidade e não evoluir uma antiga? O processo de aprender uma nova habilidade é mais demorado, por isso, para representar este processo, o RPG Despertos estabelece um número de sucessos decisivos que o personagem deve acumular, com este acúmulo, o jogador então pode comprar uma nova habilidade para seu personagem.
Mesmo que meus sucessos não tenham nada haver com a habilidade que eu deseje? Sim, pois entendemos que cada atividade do personagem o evolui como um todo e o garante as possibilidades necessárias para desenvolver em sua jornada aquilo que um aventureiro pode vir a apresentar. Contudo, lembramos que no final das contas o bom senso deve imperar.

Por hoje é só pessoal! Espero que vocês tenham gostado e se puderem comentem!  

4 comentários:

  1. Álvaro, eu particularmente gosto de sistemas com esse tipo de progressão, principalmente por diferenciar-se do padrão de D&D.
    Eu sugiro que consulte o RuneQuest ou Basic Roleplaying Game, ambos tem excelentes ideias para sistemas de progressão da forma como você está propondo, inclusive evolução baseada em erros.
    Ou procure o Burning Wheel, que parece ter algo nem parecido.

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara, eu vou procurar sim, acho que vão enriquecer minha proposta. :)

    ResponderExcluir
  3. Legal, Álvaro, o cara podia aprender com falhas também né? Afinal aprendemos muito quando erramos! :D

    O Mouse Guard faz isso, você precisa de tantos sucessos e tantas falhas para progredir.

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando se caberia colocar as falhas também no processo de evolução, peguei o pdf do Mouse Guard e vou ler para ver como funciona. Valeu pelo comentário meu velho!

    ResponderExcluir