Pular para o conteúdo principal

Estabeleça Prazos para Personagens



Olá pessoal! Depois de muito tempo sem postar, estou aqui com um post vindo diretamente de uma pausa na vida corrida, que agora teima em me perseguir. Brevemente casarei e estou cheio de obrigações com o mestrado, enfim, a vida real persegue e nos traz mais e mais prazos a serem cumpridos e é sobre estes que vamos falar hoje.
Na verdade, os prazos não serão para os jogadores ou algo assim, afinal o que menos se quer é pressão dentro de um grupo de RPG. Os prazos serão para os personagens, os prazos devem estar imersos e mergulhados dentro da história, colocando pressão e stress nos personagens, lembrando que alguma coisa muito ruim pode vir a acontecer se eles não fizerem aquilo que eles devem fazer. É colocar em prática aquilo que as grandes responsabilidades do Tio Ben, antes mesmo da coisa pegar.
Por mais que os jogadores saibam daquilo que move a campanha, o desafio, e tenham interesse nele, o mestre precisa fazer com que os personagens entendam a seriedade daquilo dentro do mundo. É tipo tirar de um meta-interesse ( interesse do jogador como jogador que quer jogar RPG e contar uma boa história) e imergir no interesse do personagem, de salvar o mundo, de ser o melhor ou seja lá do que for.
O importante é causar pressão, lembrar aos personagens que se eles falharem coisas ruins podem ocorrer, uma derrota pode significar a perda de um ente querido, de territórios, de favores ou de qualquer coisa estimada.
Tenha sempre em mãos um pdm para perguntar sobre a missão, mostre cenários que estão do jeito que estão porque os personagens não deram devida atenção para alguma coisa em especial.
Se possível, coloque algo que persiga os jogadores e os lembre dos prazos que a campanha naturalmente coloca. Enfim, lembre que heróis não são derrotados porque cumprem suas obrigações antes que as coisas andem para trás.

Pois bem pessoal por hoje é só! Estejam na torcida porque no final do domingo eu seja um homem casado :D