quarta-feira, 12 de agosto de 2015

5 Razões que me Fizeram Escolher Jogos Old School




Eu nunca estive muito confortável com os jogos de RPG mais modernos, principalmente aqueles de fantasia, pois não foi assim que meus primeiros mestres me ensinaram a jogar. Depois de tempos insatisfeito, eu descobri o Old School e com isto me descobri também. Abaixo, estão cinco razões que me fizeram abraçar esse estilo de jogo como meu estilo.  

1- Jogos mais Desafiadores

O primeiro ponto que mais me chamou a atenção em jogos old school foi o nível de desafio que é inerente ao conceito do jogo. Eu sempre me incomodei com o efeito super-herói dos jogos mais modernos. O perigo, o medo, a cautela e a história frequentemente se tornavam elementos secundários em detrimento dos melhores combos. Por fim, era frustrante que os desafios fossem mais voltados as fichas do que aos jogadores, algo diferente do que propõe o estilo old school de jogar, onde o jogador é desafiado a pensar criativamente, o que é para mim muito mais excitante. 

2- Simplicidade e Improvisação de Regras

A carga de poder dos personagens sempre vem acompanhada com uma carga grande de regras que possam sustentá-la. Eu sempre tive dificuldade muitas regras e a verdade é que regras muito robustas me travam, principalmente hoje na vida adulta. Como os personagens em jogos old school são mais simples, sou mais livre para lidar com eles, assim como meus jogadores também o são na hora de bolar suas ações. 

3- Menos Tempo de Preparação

As regras mais simples permitem algo que valorizo muito: o menor tempo de preparação. Quando começo a ler um jogo e percebo que ele requererá uma boa parcela de tempo eu o "reprovo" pelo simples fato de que nas atuais circunstâncias não poderei dar o que ele precisa para me trazer diversão. Em minha atual campanha, há dias que apenas penso na história e todo o resto flui pelo simples fato de que as regras não carregam grande robustez, apenas o necessário  para que uma boa narrativa seja desenvolvida

4- Facilidade para Adaptações

Jogos com uma pegada mais Old School também me permitiram fazer com bastante facilidade algo que estimo muito: adaptar coisas dos mais variados lugares para meus jogos. Isso pode ocorrer tanto pegando um material do nada e "convertendo-o" para o sistema quanto tomando emprestado materiais de um sistema semelhante que são facilmente adaptáveis. A compatibilidade e simplicidade na hora de construir conteúdo é um dos elementos mais sedutores de jogos Old School. 

5- Bastante Material Gratuito

Por fim, se um dia eu resolver nunca mais comprar material de RPG, mas continuar jogando, eu poderei sem dificuldades encontrar novidades de excelência, já que  materiais old school podem ser encontrados de maneira gratuita na internet. Além disso, vale a pena ressaltar que a comunidade é bastante ativa, solidária e disposta a discutir e partilhar conhecimentos sobre o estilo old school de jogar RPG. 


Se vocês gostaram deste post não esqueçam de curtir nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDODERPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário