Pular para o conteúdo principal

DICAS DE RPG: As Virtudes Cardeais e a Interpretação dos Personagens

Bem, como alguns dos leitores do blog sabem, eu sou cristão de confissão evangélica e isto, como qualquer outro traço de identidade, influencia minhas práticas, inclusive a maneira como eu me diverto o que inclui o RPG. Além de cristão, eu atualmente estudo e escrevo sobre Teologia ( Se ficarem curiosos esse é o meu blog: REFLETINDO A GRAÇA) e nessas andanças dos meus estudos me deparei com a doutrina católica das virtudes cardeais e pensei que elas seriam um ótimo guia para a interpretação de personagens nos nossos jogos. 



Para a doutrina católica as virtudes cardeais são virtudes centrais, fundamentais e orientadoras, em síntese são virtudes morais. Elas regulam os atos, ordenam paixões e orientam a conduta segundo a razão e a fé. O conceito teológico foi derivado dos esquemas de Platão e sofreu adaptações feitas por teólogos famosos como Agostinho e Aquino até chegar ao que hoje está presente no catecismo da denominação. Existem quatro virtudes: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Para o uso dentro do jogo, as virtudes cardeais funcionariam mais ou menos como as tendências funcionam para o D&D, a diferença estaria mesmo no conteúdo um pouco mais direcionado oferecido pelas virtudes cardeais que podem servir de guia mais didático do que as tendências, inclusive um exercício interessante seria  pensar em um das quatro virtudes antes mesmo de construir o personagem e a partir da escolhida ir montando-o.  

Além disso, um bom uso para as virtudes cardeais nos jogos de RPG ou mesmo para a tendência seria presentear os jogadores que interpretam com fidelidade seus direcionamentos com pequenos bônus ou pontos narrativos que permitissem a modificação sútil da narrativa de nossas aventuras e campanhas. Mas, enfim, vamos as virtudes e as sugestões de interpretação dos personagens baseando-se nelas.

Prudência
Um personagem prudente agirá com bom senso e equilíbrio. Cuidará do lado prático da vida e cultivará ações corretas e preparadas. Um personagem prudente se comportará de maneira sábia, será previdente e precavido. O seu objetivo é encontrar soluções e acabar com as preocupações. tomar decisões e rechaçar as ilusões. Um personagem prudente coloca sua atenção na preparação dos fatos e eventos nunca na precipitação ou improvisação.

Temperança
Um personagem temperante possui autocontrole, disposição para a renúncia e cultiva a moderação. Ele ordena seus afetos, domestica seus instintos e paixões de modo a organizar impulsos e desejos. Um personagem temperante se considera livre dos vícios que escravizam os outros e se entende como um peregrino no caminho da maturidade. Seu maior apreço é o cuidado com seu estado físico, espiritual e emocional e como isso influência a natureza e os outros.

Fortaleza
Um personagem forte possui grande perseverança nas coisas difíceis e árduas, ele tende a resistir a mediocridade da vida e a evitar a rotina. Um personagem perseverante abraça os desafios, os mistérios, as profecias e a incertezas. O movimento e a convicção da potência da força ( seja sua, seja da magia ou de qualquer outra fonte) leva tais personagens a enfrentar problemas que parecem aos olhos de outros impossíveis de serem resolvidos.

Justiça
Um personagem justo defende a dignidade humana e luta pelo bem comum. Ele acredita que a justiça é mãe da paz. Suas convicções cultuam a igualdade e o respeito, bem como a não acepção de pessoas. Um personagem justo entende como seu dever o correto arbítrio e a batalha pelo estabelecimento dos direitos e deveres das pessoas. 


Por hoje é só e se você achou que ficou tudo muito bonzinho, quase como se todos os personagens do mundo fossem paladinos ou clérigos, espere um cadinho de tempo que brevemente sai uma postagem do mesmo modo levando em consideração os pecados capitais. 

Se você gosto não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG