Pular para o conteúdo principal

DICAS DE RPG: Inspire suas Aventuras de RPG em Fatos Históricos

Existem momentos na vida de um mestre que ele sofre um bloqueio criativo para construir suas aventuras, isso já aconteceu comigo e se não aconteceu com você agradeça aos céus e se prepare, pois qualquer dia desses este mal acometerá sua imaginação. O fato é que quando isso ocorre a sensação de frustração vem à boca, no entanto, não é necessário entrar em pânico. Há diversas maneiras de subjugar o mal do bloqueio criativo e esse artigo tratará de uma delas. 



Um  das maneiras que considero mais simples  para acabar com o  bloqueio criativo para aventuras de RPG é simplesmente pesquisar no Google alguns fatos históricos e adaptá-los para os jogos. Se você perceber, não é necessário que a temática do fato em questão se aproxime da ambientação (claro que isso pode ajudar e poupar um pouco de esforço imaginativo), a única coisa necessária mesmo é a disposição de aparar algumas arestas e "enformar" a realidade na fantasia.

Um exemplo de como isso pode funcionar é o que ocorre com a série Crônicas de Gelo e Fogo do George Martin, o autor não esconde que sua épico de fantasia tem uma inspiração histórica, o evento que ficou conhecido como Guerra das Rosas, uma batalha das dinastias York e Lancaster pelo trono da Inglaterra. Dito isso, vamos transformar alguns fatos históricos em plots de aventuras e campanhas.


Um território sagrado está de posse de apóstatas ou descrentes da fé, diante disso, um colegiado de clérigos, crente sobre o fim do mundo e desejando impedir que as almas dos devotos e as suas caiam em perdição, decide convocar proscritos para uma peregrinação santa em prol da conquista da terra sagrada, oferecendo para aqueles que aceitarem a missão o perdão para seus pecados, a graça divina e a penitência para o cumprimento dos votos e promessas outrora quebrados, bem como grandes tesouros.


Um grupo de pessoas se reúnem ao redor de um líder carismático e começam a professar novas ideias pautadas em sua superioridade em relação a raças/etnias específicas do mundo. Dotados de um sentimento nacionalista e coletivista, o poderoso grupo se opõe contra tudo e todos declarando guerras e cometendo massacres para assim construir uma suposta sociedade superior com base em sua cultura e raça/etnia, quem poderá impedir a implementação total deste cenário de horror?


Em um desfile para aumentar sua popularidade em uma região sulista do seu território uma autoridade política é atingida por um golpe fatal e morre depois de algumas horas. Diante da terrível situação, um grupo especial formado pelos melhores indivíduos disponíveis é convocado com a única missão de desvendar quem matou o governante.


Depois de viver alguma aventura, um grupo de aventureiros resolve se hospedar nas agradáveis instalações de uma hospedaria chamada Mugett, mas o que eles não sabem é que o seu dono na verdade é um terrível assassino que usa a estalagem como esconderijo para sanar seus insanos desejos.


Um vasto território é descoberto e seus recursos precisam ser explorados, no entanto grandes desafios e perigos espreitam nas regiões inexploradas. Diante disso, uma decreto é baixado e a permissão para a formação de grupos é sancionada. As companhias começam a ser organizadas para assim explorar e desvendar todos os mistérios das vastas terras que se estendem para além do que os olhos podem ver. O que haverão de encontrar os desbravadores em suas buscas por fortuna, glória e fama? 


Por hoje é só, até a próxima!

Se você gosto não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG