RPGs são jogos e como tais são feitos para serem divertidos. No entanto, este amado hobby se resume apenas nisso? Em minha humilde opinião, definitivamente não. O RPG é uma roupagem moderna e muito bem vinda da prática milenar de contar histórias e como eu e você sabemos qualquer história passa alguma mensagem.
Pensando assim, uma maneira divertida de narrar histórias como é o RPG pressupõe uma preocupação despreocupada com esta característica e assim deve ser, afinal, um bom jogo não é aquele no qual as regras são lembradas, mas aquele em que as ações e aventuras dos personagens ecoam por anos e anos, ao menos para mim.
Portanto, dada a importância da narrativa em meus jogos, eu procuro como regra geral para minhas elucubrações criativas pensar no que eu quero passar com a minha história, sendo assim, eu sempre me pergunto qual é a mensagem da minha campanha e isto me ajuda a coordenar a história que estou construindo juntamente com o meu grupo.
Além disso, a identidade trazida com a mensagem facilita que a história se eternize ao se relacionar de maneira mais particular com um determinado tipo de tema, seja ele qual for, assim, enquanto o tema pode significar a determinação de um ritmo específico para a campanha, juntamente com uma expectativa em relação a sua dinâmica, a mensagem especificará dentro do tema abordado algo mais contextual, dessa maneira, eu posso tratar do tema Bem vs. Mal de uma maneira dramática e passar a mensagem de que até mesmo vilões podem obter redenção.
Eu sei que isso pode parecer meio forçado para alguns ou mesmo muito rígido, talvez até dominador, entretanto, asseguro que não é o caso. Em minha opinião, definir a mensagem que você que passar com sua campanha é mais ou menos como a definição das tonalidades de uma paleta de cor em um determinado filme ou como optar por uma determinada abordagem de gênero em específico, dando assim o tom da narrativa, mas não determinando como é essa narrativa.
Enfim, por hoje é só, até amanhã.
Por hoje é só, até a próxima e não esqueça de comentar!
Se você gosto não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG

A mensagem a ser passada é muito importante para uma boa narrativa, profundo e motivada! Afinal, jogar sem propósito, sem mensagem, sem motivação, para mim, é quase como simplesmente rolar dados. Além do que, em caso de mensagem negativa (como numa campanha em que o mal vence ou mesmo os jogadores são meros brutos gananciosos) apenas contribui para a má visão de nosso querido hobby...
ResponderExcluir