Olá leitor e leitora! Estou de volta depois de ter farrapado com o post de sexta feira para apresentar uma espécie de continuação aplicada do nosso último post que tratou sobre cenários de fantasia e monoteísmo. Nas linhas seguintes, apresentarei de modo sucinto como funciona esta questão em uma parte do meu cenário caseiro, cenário este que será apresentado de maneira introdutória no futuro manual do jogo Espadas & Punhais.
A IGREJA DE ERNOST
Em Ernost a religião oficial
é a mesma de todos os grandes reinos de Erenor, a fé no deus Olam,
também chamado de o Eterno. A Igreja é conhecida como o
Patriarcado de Ernost e com as demais Igrejas de Erenor participa da
Comunhão Olamiana, uma espécie de colegiado formado por todos os
patriarcas do mundo para discussões no tocante as questões de
teologia e eclesiologia.
Esta organização, apesar de poderosa, não tem poder suficiente para impedir que discussões religiosas se
propaguem e criem distinções litúrgicas e de fé dentro do
seio da igreja, assim não é incomum que dentro de uma das igrejas nacionais haja distinções que vão de especificidades culturais de liturgia, a focos teológicos diferentes, passando por comunidades locais desviantes e marcadamente heréticas, as quais são combatidas pelos intrigantes Sentinelas da Fé.
No geral, as doutrinas da Igreja
Ernost estão de acordo com a confissão da fé universal das igrejas da comunhão que possui
os seguintes artigos: 1- Olam é o verdadeiro deus que se manifesta
em quatro pessoas diferentes, interdependentes e eternas que são o
Guerreiro, o Sábio, a Provedora e a Consoladora ; 2- Olam é o
autor da fé, do mundo e de tudo que nele há ; 3- Apenas na fé de
Olam existe a benção eterna e 4- o Códex Divino é a palavra de
Olam.
A Igreja de Ernost tem
bastante influência sobre a sociedade regulando o calendário,
dividindo-o em quadras equivalentes as estações com cada uma
dedicada a uma das pessoas divinas. Além disso, a igreja estabelece a marcação oficial das horas do dia e legitima os casamentos e unções de títulos. A igreja
Olamiana também é responsável promoção das humanidades e
ciências, colocando-se como guardiã dos conhecimentos,
curiosamente, ela também é a maior apoiadora da oposição a
institucionalização da magia arcana, isso decorre da crença que foi
através de instituições arcanas que os demônios do império de
Esloth foram invocados.
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